O Botafogo tropeçou fora de casa e perdeu por 1 a 0 para o Corinthians, nesta sexta-feira (22), na Arena Neo Química. O gol do Timão foi marcado pelo zagueiro Gil, no início do segundo tempo. Com a derrota o Alvinegro chegou ao terceiro jogo sem vencer no Campeonato Brasileiro e perdeu a chance de ampliar a vantagem para o vice líder Palmeiras, que também perdeu na rodada. Derrota liga o sinal amarelo no Botafogo.
Já o Corinthians respira após o triunfo. A equipe paulista quebrou uma sequência de cinco jogos sem vencer e com o resultado se afasta da zona da degola. Além disso, os paulistas ganham moral para disputar a primeira partida da semifinal da Sul-americana, na terça, contra o Fortaleza.
O jogo
Foi um primeiro tempo de poucas oportunidades. O Corinthians chamou a atenção mais pelo seu novo uniforme amarelo, que faz alusão à Democracia Corintiana, do que pelo futebol apresentado. Já o líder Botafogo foi mais ofensivo, mas também não levou perigo ao gol de Cássio. O Timão até teve mais a posse de bola e ocupou maior espaço no ataque, mesmo com pouca criatividade.
O técnico Vanderlei Luxemburgo apostou em dois pontas rápidos, que incomodaram bastante a defesa carioca. Aos 20, após uma solada em Pedro (na lateral do campo e em lance morto), o lateral e capitão botafoguense Marçal tomou amarelo e, após análise no vídeo, viu o árbitro Paulo Cesar Zanovelli trocar o cartão amarelo pelo vermelho. Mesmo com um homem a mais por meia hora, o Botafogo conseguiu segurar o Timão e o 0 a 0 se manteve.
Na segunda etapa, a partida se transformou totalmente em jogo de ataque contra defesa. Mesmo sem muita inspiração e levando pouco perigo, o Corinthians alugou o campo de defesa do Glorioso. Aos 14, após lançamento pela esquerda, Matheus Bidu ganhou de Di Plácido, chegou a linha de fundo e cruzou para Gil cabecear. Lucas Perri fez belíssima defesa, mas no rebote o zagueiro corintiano fuzilou e balançou a rede para o Timão.
Atrás do placar, o Botafogo teve que se expor mais. Bruno Lage fez trocas tentando dar fôlego à equipe, que criou boas chances nos minutos finais. A melhor delas foi aos 48, quando Júnior Santos recebeu cruzamento dentro da área, mas cabeceou nas mãos de Cássio.
Na sequência do campeonato, o Corinthians volta a campo em clássico contra o São Paulo, no próximo sábado, no Morumbi. Porém, antes tem semifinal da Copa Sul-Americana contra o Fortaleza, terça-feira, na Neo Química Arena. Já o Botafogo pega o Goiás, no Nilton Santos, na segunda-feira (2).
FICHA TÉCNICA
Corinthians 1 x 0 Botafogo
Gol: Gil (14/2T)
Local: Neo Química Arena
Corinthians: Cássio, Bruno Mendez, Gil, Lucas Veríssimo (Fagner), Matheus Bidu (Fábio Santos); Moscardo (Renato Augusto), Maycon, Rojas; Pedro (Mosquito), Wesley (Romero) e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Botafogo: Lucas Perri; Di Plácido (Jr. Santos), Adeyelson, Cuesta e Marçal; Marlon Freitas (Gabriel Pires), Tchê Tchê e Eduardo; Luís Henrique (Hugo), Victor Sá (Carlos Alberto) e Tiquinho Soares (Diego Costa). Técnico: Bruno Lage.
Cartão Amarelo: Adryelson, Tchê Tchê e Diego Costa (BOT); Fagner, Yuri Alberto e Gil (COR)
Cartão vermelho: Marçal (BOT)