Um grupo de 12 alunos da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, participantes de projetos educacionais da ONG JA Rio de Janeiro, gganharam uma viagem e estão participando do Findinexa Brasil, um dos maiores eventos de empreendedorismo jovem do país, realizado pela JA Piauí e Cofibra, até este domingo (15), em Luís Correia, Piauí. O evento visa despertar o espírito empreendedor, descobrir habilidades e potencializar competências dos participantes para o convívio em uma sociedade colaborativa. A jornada é a premiação pela primeira colocação em iniciativas realizadas pela organização, membro da rede global Junior Achievement, em centenas de escolas do estado fluminense.
Os projetos abordam temas como empreendedorismo, educação financeira, mercado de trabalho, negócios, inovação e sustentabilidade. São eles: Trilha Empreendedora, que conta com o patrocínio de empresas associadas ao Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP); Petrópolis Innovation, realizado em parceria com a SOS Serra; e Super Futuro, em parceria com a Supergasbras. As iniciativas contam também com o apoio da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ).
A competição estadual visa estimular a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes, tornando-os ainda mais capazes de identificar oportunidades de negócios e soluções criativas para problemas sociais e ambientais. No torneio, os estudantes apresentaram projetos inovadores e aprenderam conceitos sobre empreendedorismo sustentável.
Integrante da equipe vencedora da Olimpíada de Empreendedorismo Sustentável, parte do projeto Super Futuro, Yan Caetano, do Colégio Estadual Raymundo Correia, em Queimados, na Baixada Fluminense, comemora a conquista e a oportunidade de apresentar seu projeto a jovens de todo o país.
“Participar do projeto do Super Futuro está sendo um grande avanço para mim e meu grupo, no que diz respeito ao desenvolvimento de autonomia, protagonismo e senso crítico. Por meio da Olimpíada de Empreendedorismo Sustentável, desenvolvemos um projeto de captação e utilização da água da chuva, o que nos trouxe conscientização sobre o consumo e preservação da água. A viagem ao Findinexa Brasil é uma grande realização e oportunidade de integração com outras realidades culturais, pois somos indivíduos em processo de capacitação para o mundo”, celebra o estudante de Petrópolis.
O Integrante da equipe vencedora do programa Petrópolis Innovation – iniciativa da JA Rio de Janeiro em parceria com a SOS SERRA – João Bernardo de Souza Freire, do CIEP 137 Cecília Meireles, também comemora a premiação e a viagem. No projeto, os jovens se envolvem em problemas da cidade, estimulando o senso de pertencimento e de cidadania, o pensamento inovador e a criatividade. Além da empatia, a capacidade de trabalhar em equipe e de se comunicar, por meio do desenvolvimento de estratégias para resolver problemas complexos.
“Participar do programa foi uma experiência desafiadora e árdua, porém trouxe resultados muito satisfatórios e correspondentes ao esforço. E a importância dessa premiação na minha vida pessoal é muito grande. Sempre fui alguém que quis investir o máximo em minha educação e no aprimoramento dela. Com essa viagem, tenho a chance de aprender uma gama de novidades que podem ser chaves de portas inimagináveis em minha vida”, compartilha o jovem.
“Arrisco dizer que o Petrópolis Innovation provoca uma conscientização de forma indireta, nos trazendo uma dor existente e nos levando a pensar sobre. Isso é importante para o processo de criar uma ciência dos fatos da cidade, fora a chance de tentar assegurar o dia de hoje, já que, com o ponto de ebulição global, os tempos de amanhã podem não existir”, analisa João Bernardo.
O estudante ainda destaca a importância da premiação para toda a sua comunidade escolar, com efeitos pedagógicos e sociais:
“Na escola, o impacto vem na desconstrução de um preconceito com o CIEP 137 Cecília Meireles. Nosso colégio sempre foi muito marginalizado e invalidado academicamente, mas esse projeto nos mostra que somos indivíduos em processo de capacitação para o mundo. O Cécilia Meireles já contava com vários projetos premiados produzidos por alunos, e esse reforça ainda mais que o CIEP vive e realiza a função designada a ele na sua criação: tirar jovens das ruas e ajudar a lapidar uma vida. Foi um prazer fazer parte disso tudo. Espero continuar indo para frente com a JA Rio de Janeiro e a SOS Serra”, conclui João.
Primeira viagem
Outro estudante celebra sua primeira viagem e a oportunidade de levar seu projeto vencedor a centenas de jovens, no Piauí: Kaick Azevedo Stellet, aluno do Colégio Estadual Jaime Queiroz de Souza, em Itaocara, Noroeste Fluminense. Contente com a conquista da primeira colocação do programa Trilha Empreendedora – que prepara estudantes do Ensino Médio da rede pública para o mercado de trabalho, auxiliando no combate à evasão escolar –, o jovem acredita a participação da Findinexa Brasil será uma vitrine para destacar a conquista de seu colégio:
“É a minha primeira viagem, que vai mudar completamente o meu olhar para o futuro, em que, com certeza, vou buscar aproveitar mais as oportunidades e me esforçar mais ainda. E a visibilidade que a escola ganha com isso é de suma importância, pois as pessoas veem a participação como um incentivo ao estudo dos alunos”, celebra Kaick, que completa: “Estou adorando tudo o que a JA Rio de Janeiro nos proporciona. Além das mentorias ótimas, temos esses benefícios, que eu simplesmente amei”.
Lançada em 2017 pela ONG JA Rio de Janeiro, a Trilha Empreendedora proporcionou, somente em 2022, mais de 15 mil experiências educacionais a adolescentes e jovens, em 36 municípios fluminenses, que tiveram a oportunidade de desenvolver suas habilidades e competências socioemocionais, por meio da metodologia “aprender fazendo”. Em 2023, a iniciativa acaba de ganhar uma nova edição com 122 escolas públicas participantes.