O Brasil foi derrotado pelo Uruguai em partida válida pela quarta rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo. O confronto terminou com o placar de 2 a 0 favorável à Celeste Olímpica. Com a derrota, a Seleção estacionou nos sete pontos e perdeu a segunda colocação justamente para o Uruguai, que chegou ao mesmo número de pontos após a vitória, mas vence no quesito saldo de gols. E por falar em gols, os tentos do confronto foram marcados por Darwin Nuñez e Nico De La Cruz.
A derrota de hoje também marcou a quebra de uma invencibilidade de oito anos (37 partidas) da Seleção Brasileira em eliminatórias. A última derrota havia sido em 2015, contra o Chile, em Santiago, também por 2 a 0. Além disso, foi a primeira vez em 40 anos que o Brasil saiu derrotado por mais de um gol pelos uruguaios.
A partida
Foi um primeiro tempo de pouquíssimas emoções. Uruguai e Brasil fizeram uma primeira etapa de muitos embates físicos, forte marcação e muita troca de passes na região “morta” do campo de jogo. Para se ter ideia, a primeira e única finalização do primeiro tempo saiu apenas aos 41 minutos. E foi justamente nesta finalização que a Celeste abriu o placar, com Darwin Núñez, que completou de cabeça o cruzamento de Maxi Araújo, que recebeu pela esquerda e colocou a bola na cabeça do camisa 9 uruguaio. E se já não bastasse a atuação ruim e o gol do adversário, a situação da Seleção Canarinho piorou três minutos depois do gol. Após dividida no meio campo, Neymar sentiu fortes dores no joelho e foi substituído com a suspeita de uma grave torção no joelho.
Veio a etapa final e a sensação de “mais do mesmo” aflorava nos corações dos torcedores brasileiros. O Brasil voltou sonolento e com muitos erros técnicos. Além disso, pode-se dizer que a mudança feita pelo técnico Fernando Diniz não surtiu efeito. A entrada de Richarlison no lugar do lesionado Neymar e a mudança do esquema tático para um 4-4-2 não melhoraram a atuação do time, que parecia perdido em campo. A única chance real do Brasil foi numa bonita cobrança de falta de Rodrygo, que parou no travessão de Rochet. Diniz mexeu novamente, trocando os laterais Yan Couto e Carlos Augusto por David Neres e Guilherme Arana. Mas, mais uma vez, as alterações não surtiram efeito e quem seguiu melhor na partida foi o Uruguai. A Celeste ainda ampliou o placar aos 31 minutos, com De la Cruz, que completou a jogada de Darwin Núñez. Mesmo cercado por cinco marcadores na área, o camisa 9 uruguaio conseguiu achar um bom passe para o camisa 7 celeste marcar.
Na sequência das Eliminatórias, o Brasil volta a campo somente em novembro, fora de casa. diante da Colômbia. Já o Uruguai medirá forças com a Argentina, em Buenos Aires.
FICHA TÉCNICA
Uruguai 2 x 0 Brasil
Gols: Darwin Nuñez - 41’ (1/T) e De La Cruz 13’ (2/T)
Eliminatórias
Local: Estádio Centenário
Data/Horário: 17 de outubro de 2023, 21h
Uruguai: Rochet, Nández (Bruno Mendez), Ronald Araujo, Cáceres, Mathias Oliveira (Viña); Valverde, Ugarte, De La Cruz; Pellistri (Piquerez), Araújo (Vecino) e Darwin Nuñez. Técnico: Marcelo Bielsa.
Brasil: Ederson, Yan Couto (David Neres), Marquinhos, Gabriel Magalhães, Carlos Augusto (Guilherme Arana); Casemiro, Bruno Guimarães (Veiga), Neymar (Richarlison); Vini Jr (Matheus Cunha)), Rodrygo e Gabriel Jesus.
Técnico: Fernando Diniz.
Cartão Amarelo: Rodrygo, Casemiro, Ederson, Gabriel Jesus e Matheus Cunha (BRA) / Ronald Araujo, Darwin Nuñez e Nández (URU)