Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Reconhecimento global

Mais de 50 cientistas da UFRJ estão entre os mais influentes do planeta

Estudo divulgado pela editora Elsevier ressalta a relevância do corpo docente da UFRJ em diversas áreas do conhecimento


Ciência produzida pelo corpo docente da UFRJ em destaque no mundo. Foto: Raphael Pizzino/SGCOM-UFRJ
Um levantamento da UFRJ revelou que 54 docentes da universidade foram listados na edição deste ano da Updated science-wide author databases of standardized citation indicators, da Elsevier. O estudo, que está em sua quinta edição, foi publicado no início do mês de outubro. Ele ranqueia os cientistas mais influentes do planeta em diversas áreas do conhecimento. A pesquisa é elaborada por John Ioannidis, com cientistas da Universidade Stanford (Estados Unidos).

Confira a lista dos professores da UFRJ citados:

O trabalho explora a atividade dos cientistas ao analisar dados do Scopus, amplamente reconhecido como um dos principais repositórios globais de resumos e citações científicas revisadas por especialistas, contendo mais de 85 milhões de publicações de autoria de mais de sete mil editoras em todo o mundo.

A abordagem metodológica empregada envolve o uso do índice composto de citações, conhecido como “c-score”, que é derivado de seis parâmetros distintos: o número total de citações, excluindo autocitações; o índice H; o índice de coautoria de Schreiber ajustado, também conhecido como índice Hm; o número de citações recebidas em trabalhos onde o pesquisador é o único autor; o número de citações recebidas em trabalhos onde o pesquisador é o único autor ou o primeiro autor; e o número de citações recebidas em trabalhos onde o pesquisador é o único autor, o primeiro autor ou o último autor. A etapa final do processo resulta na identificação dos 100 mil cientistas mais bem avaliados, com base no seu “c-score”, além dos 100 mil cientistas classificados no grupo dos 2% melhores em relação ao “c-score” em cada subcampo do conhecimento.

O desfecho dessa análise oferece um repositório público e uniforme de informações sobre os cientistas, categorizados em 22 áreas científicas distintas e 174 subáreas, de acordo com a estrutura de classificação padrão da Science-Metrix.

UFRJ

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!