Mostrando sua influência e relevância no mercado audiovisual, a jornalista e roteirista Flávia Vieira fará uma participação exclusiva na Flup 23, evento literário internacional cuja principal característica é acontecer em territórios tradicionalmente excluídos dos programas literários do Rio de Janeiro, como Morro dos Prazeres, Vigário Geral, Mangueira, Babilônia, Mangueira e Vidigal.
Neste sábado (21), a partir de 11h, Flávia estará no Morro da Providência para gravar um episódio especial do “Se Não Me Falha a Memória”, podcast que ela apresenta e idealizou, com o intuito de realizar um mergulho nas memórias da cultura brasileira, sob uma perspectiva afrocentrada.
Para a Flup, ela fará uma gravação exclusiva e contará com a batalha da memória, isto é, crianças irão convidar pessoas mais velhas do Morro para serem entrevistadas e contarem suas vivências, histórias e desafios sentidos ao longo das décadas, mostrando como estas pessoas precisam ser incluídas em todos os eventos.
“Quando recebi o convite, me senti muito feliz, pois é um retorno de que o podcast tem sido muito simbólico para muita gente. Além disso poder gravar um episódio do 'Se Não me Falha a Memória' para a Previdência, um lugar tão simbólico para a comunidade negra e casa de Machado de Assis, é extraordinário.”, ressalta Flávia.
A participação será gratuita, com capacidade para mais de 400 lugares, que serão ocupados por ordem de chegada.
Serviço
Evento: gravação do episódio “Se Não me Falha a Memória” na Flup 23
Data: 21/10/23
Horário: das 11:00 às 12:30
Local: Morro da Providência
Entrada: gratuita, por ordem de chegada
Sobre Flávia Vieira
Flávia Vieira nasceu em Niterói, RJ. Formada em Letras e Jornalismo e especialista em literatura infantojuvenil, lecionou na rede pública de ensino do Rio de Janeiro entre 2006 e 2009, depois foi jornalista na GloboNews, onde experimentou a adrenalina do jornalismo diário até 2019. Desde então, começou a se dedicar ao roteiro, teve projetos selecionados para Colab Criativo/Netflix (2021) e Flup/Globo (2019).
É roteirista da série “Linhas Negras”, exibida em 2023 pelo Canal Cine Brasil TV. Também é responsável pala edição 2021 dos “Diálogos GNT - Isso é coisa de preta”, exibido no Youtube do GNT. É diretora e roteirista do documentário “Ceba, identidade afro-brasileira” (2010), também produtora do curta-metragem “Tiro no pé” (2016). É idealizadora, apresentadora e roteirista dos podcasts “Parlare” e “Se não me falha a memória”.
Em 2022, recebeu uma Bolsa do Projeto Paradiso para desenvolver um projeto de série de ficção na 20ª edição do Curso de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais Ibero-americanos, residência espanhola do Programa Ibermedia.