A Prefeitura de Guapimirim informou que a atriz Elizângela do Amaral Vergueiro, a Elizângela, morreu aos 68 anos, nesta sexta-feira (4), no município. A artista participou de novelas como "A Força do Querer" e "A Dona do Pedaço", entre muitas outras.
Segundo a Prefeitura de Guapimirim, a atriz deu entrada no Hospital Municipal José Rabello de Mello com uma PCR (parada cardiorrespiratória) depois de ser pronto atendida pelas equipes do SAMU.
Houve tentativa de reanimação tanto no traslado, quanto na unidade, sem êxito.
"A Prefeitura Municipal de Guapimirim, lamenta a morte da consagrada atriz. Esta é a segunda vez que o sistema de saúde do município atendeu Elizangela. Na primeira, Elizangela deu entrada na unidade com graves problemas respiratórios, e depois de algumas semanas, teve alta da unidade", revelou nota da administração municipal.
Segundo a assessoria da prefeitura, Elizangela se mostrou radicalmente contra a vacinação da Covi-19. Ela não tomou nenhuma dose do imunizante.
Em 2022, a atriz também havia sido internada em Guapimirim, em estado grave, com sequelas respiratórias da Covid. Segundo a prefeitura, ela chegou passando muito mal ao Hospital Municipal José Rabello de Mello e quase teve que ser intubada.
Porém, segundo a assessoria de imprensa da atriz, ela morreu por infarto.
Carreira
Nascida em 11 de dezembro de 1954, no Rio de Janeiro, Elizangela do Amaral Vergueiro começou a trabalhar aos sete anos, fazendo comerciais ao vivo na TV Excelsior. Sua desenvoltura diante das câmeras chamou a atenção de diretores, e rapidamente ela foi chamada para apresentar programas como A Outra Face do Artista, Essa Gente Inocente e Capitão Furacão.
Depois, migrou para a atuação e trabalhou em grandes sucessos ao longo de sua carreira, iniciada na década de 1960 na TV Globo. Ela esteve em novelas como O Cafona (1972), Pecado Capital (1975), Locomotivas (1977), Paraíso (1982), Roque Santeiro (1985), Pedra sobre Pedra (1992), Por Amor (1997), O Clone (2001), A Favorita (2008), Salve Jorge (2012) e Império (2014).
Em A Força do Querer (2017), sua última novela como integrante do elenco fixo, ela deu vida a Aurora, mãe de Bibi Perigosa (Juliana Paes) que tentava colocar juízo na cabeça da filha e afastá-la de Rubinho (Emilio Dantas).
O sucesso em Locomotivas, na qual viveu a mocinha Patrícia (inicialmente criada para Lucélia Santos, que recusou o papel e preferiu viver a antagonista, Fernanda, para se desprender do fenômeno Escrava Isaura), motivou uma carreira musical. Até hoje, Elizangela é lembrada pelo hit "Pertinho de Você".
Ela também passou pelo SBT na década de 1990, atuando em Éramos Seis (1994) e As Pupilas do Senhor Reitor (1994). Depois, passou brevemente pela TV Record, onde viveu a Milah de A Terra Prometida (2016), atualmente reprisada pela emissora.