Mais um símbolo carioca fecha as portas. O Hotel Novo Mundo anuncia que no próximo dia 23 de março deixa de funcionar depois de 69 anos hospedando políticos, celebridades e jogadores de futebol, como o rei Pelé, que festejou no hotel o seu milésimo gol, em 1969.
Localizado na Praia do Flamengo 20, o Hotel Novo Mundo é vizinho do Palácio do Catete, prédio que um dia foi sede do Governo Federal. Uma de suas características é a vista para a Baía de Guanabara.
Segundo informações, os motivos do fechamento são as dívidas. O imóvel será transformado em condomínio residencial.
O Hotel
O prédio tem 227 apartamentos. Começou a ser projetado em 1947. Três anos depois, com o Brasil sediando a Copa do Mundo de Futebol, funcionou com oito andares para hospedar jornalistas, turistas e atletas.
O Hotel Novo Mundo era a hospedagem preferida dos times de futebol do Santos e do Vasco. O local estratégico estava próximo ao Estádio do Maracanã e do Aeroporto Santos Dumont. Também é conhecido como o hotel de Pelé, por sua preferência sempre quando estava no Rio.
O presidente da Associação da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), Alfredo Lopes, disse que o Novo Mundo é o 13º hotel fechado na capital desde os Jogos Olímpicos.
“A verdade é que, a partir da Olimpíada, quando nós quase dobramos a oferta, era de se esperar que houvesse a contrapartida dos governos no sentido de fazer promoções, campanhas para divulgar a cidade e nada disso aconteceu. Você dobrou a oferta, sem gerar uma demanda para isso. O que ocorre é a concorrência de prédios mais novos em outros locais da cidade. Começaram a se criar novos destinos, como a Barra da Tijuca, com 10,5 mil novos quartos. Tudo isso afeta os hotéis já instalados”, disse Lopes.