A 500 dias da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) inaugurou nesta terça-feira (12), na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, a escultura #SOMOS TIME BRASIL, com a presença de ídolos do esporte brasileiro e o letreiro foi descerrado por nove atletas.
Marco La Porta, vice-presidente do COB, falou sobre o trabalho que está sendo realizado para preparar e formar a delegação verde e amarela que competirá do outro lado do mundo e a respeito da contagem regressiva.
"Temos a convicção de que esses 500 dias passarão muito rápido. E, por isso, estamos trabalhando intensamente. Nossa equipe já vem preparando a logística com muita antecedência, desde antes do Rio 2016, para oferecer as melhores condições possíveis a nossos atletas. Nós sabemos que os desafios para Tóquio serão muitos: a cultura, a gastronomia, a distância. Mas nossas seis bases no Japão já estão sendo testadas para que a hora que o atleta chegue lá, só se preocupe com o desempenho esportivo", afirmou.
Além de La Porta, o evento contou com a presença do diretor-geral do COB, Rogério Sampaio, do diretor de Esportes, Jorge Bichara, da diretora de Comunicação e Marketing da entidade, Manoela Penna, e de um time de grandes estrelas do esporte nacional, como os campeões olímpicos Torben Grael (vela), Jackie Silva (vôlei de praia) e Giovane Gávio (vôlei).
Robson Caetano (atletismo), medalha de bronze em Seul 88 e Atlanta 96, Ágatha Rippel (vôlei de praia), prata no Rio 2016, Ana Marcela Cunha (maratona aquática), tetracampeã do Circuito Mundial e Marcelinho Machado (basquete), tricampeão pan-americano também participam da cerimônia.
Além deles, a nova geração do esporte brasileiro foi representada por Guilherme Costa (natação) e Gabriela Nicolino (vela).
"O marco de 500 dias é uma data que a gente tem que dar valor, mas a busca por uma vaga olímpica já está acontecendo. A minha é em
14 de julho e estou me preparando muito para isso. Tive a oportunidade de estar no Japão, em Sagamihara, e deu pra ver como vai ser nossa preparação. O Time Brasil está realmente preocupado em dar o maior conforto pros atletas, em fazer nos sentirmos em casa, com a nossa comida, com a melhor estrutura possível", informou a atleta Ana Marcela.
"Vamos aproveitar as redes sociais para vibrar junto com a gente. Que a torcida possa mandar energia positiva, palavras de ajuda, que isso faz toda a diferença para gente, especialmente em 2020 quando vamos estar do outro lado do mundo", completou a nadadora.
Marcelinho Machado, ex-atleta do basquete, também fez questão de enfatizar a importância de um evento como esse, que busca colocar a torcida em contato direto com os atletas através, principalmente, das redes sociais, já que nos últimos jogos o Time Brasil teve o torcedor bem perto, mas em 2020 as competições serão realizadas em Tóquio, no Japão.
"Lutei muito para participar de uma Olimpíada e consegui no final da minha carreira. É a realização máxima de qualquer atleta. Parece muito, mas 500 dias passam muito rápido e é fundamental que os atletas tenham o apoio da torcida", lembrou o tricampeão pan-americano.
E finalizou convocando todos os brasileiros a fazerem parte de uma imensa torcida, que faz toda a diferença:
"Que os torcedores usem a hashtag para mandar seus vídeos, suas mensagens, porque isso vai ser um combustível a mais para os atletas".
A instalação #SOMOS TIME BRASIL, nas cores verde, amarelo e azul, tem mais de cinco metros de altura e dois de largura. Tem como objetivo principal contar com a participação do público em uma campanha de incentivo e torcida pelos atletas brasileiros.
Simultaneamente ao lançamento na Marina da Glória, o letreiro ficará exibido também no Bangu Shopping, do grupo Aliance, Apoiador Oficial do Time Brasil.