O Novembro Azul chegou com objetivo de aumentar a conscientização sobre a saúde masculina e prevenir doenças, principalmente o câncer de próstata, considerado o segundo mais frequente entre os homens e a segunda maior causa de óbito por câncer nesse público. Para o triênio 2023-2025, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 71,7 mil novos casos.
Nesse contexto, o empresário Ivo Neves, especialista em ESG (Ambiental, Social e Governança) e Gestão Empresarial e um dos sócios da empresa SG4 Gestão Ocupacional, destaca a importância de uma abordagem eficiente e estratégica para também promover o bem-estar dos homens no ambiente de trabalho.
No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. Poucos sabem, mas também existe relação entre o Câncer de Próstata e fatores ocupacionais. De acordo com o INCA, os trabalhadores mais expostos à doença são os que atuam em:
? Fundição de metais não ferrosos
? Tratamento de madeira
? Indústria de eletrônicos
? Fabricação de vidros
? Produção e aplicação de agrotóxicos arsenicais
? Produção e aplicação do inseticida malation
? Produção e reno de cádmio
? Produção de baterias, pilhas elétricas e pigmentos de cádmio
? Produção de materiais à base de PVC: tubulações, canos, batentes de portas e janelas, mangueiras de irrigação, peças automotivas, por exemplo
? Indústria de semicondutores e de eletrodos
? Radiologia, usinas nucleares
? Mineração subterrânea
? Produção de borracha
? Atividades noturnas
? Bombeiros
Esses casos são evitáveis com a eliminação dos principais agentes cancerígenos nos processos de trabalho. Além da prevenção, o diagnóstico precoce é fundamental. Nesse contexto, é preciso que os homens tenham acompanhamento médico de rotina ao longo da vida. Os que apresentam alguma alteração suspeita, como dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite e apresentam sangue na urina, devem procurar uma unidade de saúde.
"O Novembro Azul se tornou um marco na luta contra o câncer de próstata, incentivando a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. Buscamos destacar em nossa empresa a necessidade de conversas abertas sobre a saúde masculina, quebrando tabus e estimulando os homens a cuidarem de si mesmos", diz o profissional.
Para abraçar essa causa, a empresa criou uma cartilha para funcionários e clientes, abordando a importância da prevenção e divulgando a campanha Novembro Azul. O empresário acredita que as empresas têm um papel significativo nessa campanha. A conscientização sobre o Novembro Azul pode ser integrada aos programas de bem-estar no local de trabalho. Para Neves, incentivar hábitos saudáveis, como uma dieta balanceada, exercícios regulares e controle do estresse, é parte integral da gestão ocupacional.
Como especialista em ESG, Ivo Neves ressalta "quando as empresas adotam uma visão ESG robusta, elas não apenas beneficiam o meio ambiente e a sociedade, mas também oferecem apoio à saúde e ao bem-estar de seus colaboradores". "Isso inclui promover atividades de conscientização sobre a saúde masculina, oferecer palestras educativas e benefícios relacionados à prevenção e ao tratamento de doenças, como o câncer de próstata", destaca o profissional.
Neves também aponta a importância de uma gestão empresarial sólida e responsável. "As empresas podem implementar políticas de apoio ao bem-estar dos colaboradores, como programas de saúde preventiva, flexibilidade de horários para exames médicos e licenças para acompanhamento de tratamentos", afirma Neves. "Além disso, é fundamental que as organizações cultivem uma cultura de apoio mútuo, incentivando os homens a fazerem exames regulares e buscarem orientação médica quando necessário".
Neste Novembro Azul, Ivo Neves encoraja todas as empresas a se envolverem nessa importante campanha de conscientização. Ao adotarem a visão ESG em suas práticas e gerenciarem seus negócios de maneira ética e socialmente responsável, elas podem fazer a diferença na saúde dos homens e contribuir para um futuro mais saudável.