A população carioca tem sofrido com dias de intenso calor na cidade. Uma situação recente provocada pelas altas temperaturas foi a morte da jovem Ana Benevides, de 23 anos, que teve uma parada cardiorrespiratória durante o show da cantora Taylor Swift no Estádio do Engenhão. De olho nessa realidade, um projeto de lei propõe a instalação de tendas climatizadas em pontos estratégicos no Rio.
"A iniciativa é oferecer de forma gratuita sucos, águas e demais recursos, visando prevenir danos à saúde e promover a hidratação adequada a todos os cidadãos, em especial a pessoas em situação de rua. É uma ação necessária porque estamos vivendo uma emergência climática e é nosso dever agir de forma assertiva para proteger toda a população", ressalta Thais Ferreira, vereadora autora do projeto de Lei.
Vale destacar que o projeto de implantação das Tendas de Hidratação não se limita apenas a reduzir os efeitos nocivos do calor, mas se estende a uma abordagem educativa, preventiva e inclusiva.
"A proposta é também oferecer informações educativas sobre cuidados durante períodos de calor intenso, distribuição de protetor solar e orientações sobre saúde em climas quentes. Assim, as tendas passam a ser espaços multifuncionais, promovendo a conscientização na construção de uma cidade resiliente, consciente e solidária diante dos desafios climáticos contemporâneos.", explica a parlamentar, vereadora do Psol e presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.