TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Vinicius Lameira, do MPRJ, é a voz dos promotores brasileiros de Meio Ambiente na COP-28

Titular da Tutela Coletiva em Cabo Frio integrará painel sobe garantia de segurança na Amazônia Legal

Por Portal Eu, Rio! em 30/11/2023 às 13:32:51

Operações contra desmatamento na Amazônia Legal tornaram-se mais frequentes, mas segurança de fiscais do Ibama e guardas florestais seque ameaçada. Foto: Agência Brasil


O promotor de Justiça Vinícius Lameira, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Cabo Frio, participará, como representante da Associação Brasileira de Promotores de Meio Ambiente (ABRAMPA), da 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (COP-28), que acontece entre essa quinta-feira (30/11) e o próximo dia 12/12, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
A Conferência de Mudanças Climáticas da ONU acontece anualmente e discute os desafios enfrentados pelos países-membros para preservar o meio ambiente. Considerado o maior evento sobre meio ambiente no mundo, o encontro deste ano tem por objetivo avaliar de que maneira as nações têm traduzido compromissos climáticos assumidos em ações práticas, e mensurar o progresso das iniciativas.

Ouça no podcast do Eu,Rio o depoimento de Vinicius Lameira sobre a participação do Ministério Público na Conferência de Mudanças Climáticas da ONU.


Vinícius Lameira irá participar, na sexta-feira (01/12), do painel organizado pelo Instituto Igarapé e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública no espaço do Hub Consórcio Amazônia Legal, com o tema “Como garantir Segurança como Direito Fundamental na Amazônia Brasileira”, ocasião em que serão apresentados os projetos da ABRAMPA com o objetivo de combater o desmatamento na Amazônia Legal.
"É uma grande honra, e também um grande desafio, representar o Ministério Público ambiental no maior evento sobre mudanças climáticas do mundo. Além de apresentar o trabalho do Ministério Público na defesa do sistema climático estável, será uma grande oportunidade de intercâmbio de informações, boas práticas e estratégias de conservação ambiental com os parceiros institucionais da ABRAMPA e demais conferencistas internacionais. Também será uma experiência ímpar testemunhar as negociações diplomáticas internacionais sobre financiamento climático, perdas e danos, transição energética, redução de emissão de gases de efeitos estufa e medidas de adaptação aos impactos adversos do aquecimento global”, destacou o promotor de Justiça.

Por Portal Eu, Rio!
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.