TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Seis chapas concorrem a eleição do Sepe-RJ ao triênio 2018/2021

Processo eleitoral termina nesta quinta, às 21h, com urnas em 57 sedes

Por Lucas Brito de Barros e Jorge Ferreira em 04/07/2018 às 21:07:31

Urna itinerante espalhada em escolas municipais e estaduais do Rio de Janeiro. (Samuel Tosta/Rafael Gonzaga)

O processo eleitoral para escolha da nova direção do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEPE-RJ) termina nesta quinta-feira, às 21h. Os professorese funcionários filiados escolhem uma das chapas inscritas no pleito, para representar a categoria pelos próximos três anos. As urnas são itinerantes (nas escolas Municipais e Estaduais) e estão espalhadas pelas 57 sedes dos núcleos regionais e municipais da capital, além do Sepe Central, localizada na Rua Evaristo da Veiga, 55, 7º andar, no Centro do Rio.

O pleito iniciou na última terça e os funcionários de educação podem escolher uma das seis chapas concorrentes entre 08h e 21h, desta quinta (5), último dia. Para votar, os eleitores recebem duas cédulas: uma para escolher o representante local e outra para o representante central. De acordo com o sindicato, em todas as sedes dos núcleos e regionais tem informações sobre as chapas concorrentes. Além disso, os filiados receberam o jornal "Conselho de Classe Especial Eleição 2018" em suas residências. Foram mais de 50 mil exemplares enviados pelo correio.

Marcelo Sant"Anna, 50, é professor filiado há mais de 15 anos e diretor do SEPE-RJ. Para ele, este é um momento muito importante, no qual as pessoas precisam participar dos sindicatos profissionais e dos movimentos sociais. "A população, de forma geral, está sofrendo com a retirada de direitos, principalmente com as reformas trabalhistas e da previdência", afirma. Para o professor, que trabalha na Escola Municipal Jornalista Orlando Dantas e Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Ilha do Governador, o SEPE-RJ é um profundo defensor da educação pública, laica e socialmente referenciada.

De acordo com o Parágrafo Único do artigo 62º, do Estatuto da entidade, os eleitos tomarão posse até o dia 31 de julho de 2018. Os resultados da apuração serão divulgados pela Comissão Eleitoral Estadual assim que somarem os votos de todas as urnas.

"Nosso sindicato completou esse ano 41 anos de luta em defesa da educação pública e de qualidade. Vivemos uma conjuntura política das mais graves da história do Brasil - e no estado do Rio a crise é ainda mais profunda -, em que os movimentos sindical e social são diariamente atacados; com isso, o processo eleitoral faz parte dessa luta para que o nosso sindicato se fortaleça em sua base e consiga manter firme a luta pelas reivindicações da categoria", declara a Comissão Eleitoral do SEPE-RJ por meio de informe.

Quem pode votar?

Poderão votar os professores e funcionários filiados ao Sepe até o dia 28 de abril de 2018. As urnas terão listagem de votação nominal. Então, o profissional deverá levar um documento de identificação oficial, com foto.

Chapas concorrentes:

CHAPA 1 - "UNIDADE, LUTA E DEMOCRACIA SE FAZ COM A CATEGORIA!"

CHAPA 2 - "OPOSIÇÃO: POR UM SEPE DE VIT?"RIA!"

CHAPA 3 - "SEPE NA LUTA!"

CHAPA 4 - "SEPE DE BASE: HIST?"RIA, RENOVAÇÃO E LUTA!"

CHAPA 5 - "SEPE COM O A BASE: FEMINISTA, DEMOCRÁTICO E DE LUTA!"

CHAPA 6 - "OPOSIÇÃO PELA BASE: POR UM SEPE DE LUTA, CLASSISTA E DEMOCRÁTICO!"

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.