Nesta segunda-feira (18), no Estádio King Abdullah, em Jedah, Arábia Saudita, o Fluminense venceu o Al Ahly, por 2 a 0, e se classificou para a grande final do Mundial de Clubes. Os gols saíram no segundo tempo de jogo: o primeiro marcado por John Arias, em cobrança de pênalti, aos 25 minutos; o segundo pelo predestinado John Kennedy, aos 43 minutos.
O primeiro tempo foi bem equilibrado, mas muito disputado também. O time egípcio, acostumado com a competição, entrou mais tranquilo e fez bem o seu jogo, saindo em contra-ataques rápidos nos erros da equipe carioca. O Fluminense teve mais posse de bola, mas o Al Ahly finalizou bem mais. Fábio chegou a salvar uma cabeçada a queima-roupa do Kahraba.
Mas o Fluminense voltou para o segundo tempo com mais confiança, correndo riscos, porém chegando ao ataque com perigo, no estilo Diniz. Os tricolores mudavam de posição e bagunçavam a defesa adversária, enquanto os egípcios jogavam na velocidade pelas laterais. O goleiro Fábio foi um dos destaques, com defesas importantes.
Ganso e Marcelo tiveram bons momentos, entre eles, a jogada do meia para o lateral, que colocou a bola entre as pernas de Percy Tau e foi derrubado na área. Pênalti marcado, que Arias cobrou com perfeição, no canto direito do goleiro, sem chances para El Shenawy. Martinelli foi um dos melhores em campo e o jogador que deu passe para John Kennedy marcar o segundo gol tricolor. O atacante tinha entrado dez minutos antes.
O Fluminense agora precisa apenas aguardar o adversário que vai enfrentar na próxima sexta-feira (22), em jogo único para decidir quem será o campeão mundial de 2023. Manchester City e Urawa Red Diamonds fazem a outra semifinal nesta terça-feira (19).
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 2 X 0 AL AHLY
Gol: Arias (25/2T) e John Kennedy (43/2T)
Copa do Mundo de Clubes 2023
Data: segunda-feira, 17 de dezembro de 2023
Local: King Abbdullah, em Jidá (SAU)
Arbitragem: Szymon Marciniak (POL)
Assistentes: Tomasz Listkiewicz, Adam Kupsik e Tori Penso (EUA)
VAR: Tomasz Kwiatkowski (POL)
FLUMINENSE (Técnico: Fernando Diniz)
Fábio; Samuel Xavier (Guga), Nino, Felipe Melo (Marlon) e Marcelo (DiogoBarbosa); André, Martinelli e Ganso (Lima); Arias, Keno (John Kennedy) e Cano
AL-AHLY (Técnico: Marcel Koller)
El Shanawy; M. Hany, El Hanafi, Abdelmonem e Maâloul; Attia (El Solia), Ashour (Rabia) e Dieng; Tau (Mohamed), El Shahat e Kahraba (Fouad)
Cartão Amarelo: Martinelli (FLU); Abdelmonem (AHL)