O Disque Denúncia divulgou um cartaz para ajudar a Delegacia de Defesa de Serviços Delegados (DDSD) e ao Ministério Público do Rio de Janeiro/Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), a fim de obter informações que levem à localização e prisão de Carlos Eduardo Fagundes Cordeiro, vulgo “Kadu” ou “Dudu”, de 48 anos. Ele liderava uma quadrilha que adulterava combustíveis com metanol, produto altamente nocivo à saúde dos frentistas e consumidores.
A prática foi realizada reiteradas vezes a partir de julho de 2023 nos seus postos de gasolina Auto Posto Brasilândia, na Rua Abílio Jose de Mattos, 308, Brasilândia, São Gonçalo, e no Auto Posto São Judas Tadeu de Icaraí, na Rua Lemos Cunha, 528, Icaraí, Niterói. Carlos Eduardo Fagundes Cordeiro é o líder do esquema fraudulento. Outros quatro envolvidos já foram presos. Eles revendiam combustíveis adulterados, segundo aferição da Agência Nacional do Petróleo (ANP) realizada diversas vezes nestes estabelecimentos comerciais, onde foi constatada a presença de metanol no etanol e presença de etanol na gasolina em níveis muito superiores aos permitidos nas especificações estabelecidas na legislação vigente.
Depois da operação em conjunto da DDSD e da ANP, na qual foi realizada a retirada das bombas de combustíveis dos citados postos interditados, após reiteradas ações de rompimento de lacres de bicos e tanques de abastecimento de combustível, foi determinada a instalação de novas bombas de combustíveis nos mencionados postos de revenda de combustíveis. Porém, sem qualquer autorização da ANP, os postos reiniciaram a revenda de combustíveis, que deveriam permanecer interditados, praticando o crime de Desobediência.
Contra Carlos Eduardo consta um Mandado de Prisão, expedido pela 1ª Vara Criminal de São Gonçalo, por Crime Contra a Saúde Pública, Desobediência, Organização Criminosa, Falsidade Ideológica, Falsificação de Documento Particular, Crime Contra a Relação de Consumo e Lavagem de Dinheiro. Ele já é considerado um foragido da Justiça.
Quem tiver informações sobre a localização do criminoso, favor informar ao Disque Denúncia pelos seguintes canais de atendimento:
Central de atendimento: (021) - 2253 1177 ou 0300-253-1177
WhatsApp Anonimizado: (021) – 2253-1177 (técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa)
Aplicativo: Disque Denúncia RJ