Já estamos as portas de um novo ano, com comemorações de Natal e Réveillon fechando mais um ciclo. Com uma série de encontros, confraternizações e festas, é importante observar alguns aspectos que são deixados de lado diante dos momentos de grande diversão. Um desses exemplos é a saúde bucal, que além de ser atingida por hábitos não aconselhados pelos dentistas, pode ser impactada pelo excesso de alguns alimentos e durante as brincadeiras, principalmente envolvendo bebidas alcoólicas.
“Nas confraternizações de final de ano, é muito comum danças, festas à beira da piscina e muito mais. Por isso, uma orientação muito válida é tomar cuidado para não cair e se machucar. Afinal, pode acontecer uma fratura dentária e entortar o aparelho de quem usa, por exemplo. Caso isso aconteça, procure por um pronto atendimento odontológico da sua região, já que o procedimento mais indicado para esses casos é a restauração dentária”, explica a Ortodontista Meryellen Barbosa Bastos.
Apesar da infinidade de opções gastronômicas, é necessário ter atenção ao consumo dos alimentos, evitando forçar os dentes. “Muitas pessoas têm o costume de querer aproveitar os ossos de pernil, frango e outros, que não devem ser roídos para evitar prejuízos ao esmalte e facilitarem a quebra. Nozes, avelãs e castanhas também precisam ser consumidos com cuidado, além de claro, ter cuidado com abrir garrafas e latas com a boca. Ninguém quer ficar com um buraco no sorriso a qualquer momento, não é mesmo?”, questiona Meryellen.
A especialista destaca ainda que o consumo de opções como vinhos, cervejas e espumantes deve ser moderado, já que ultrapassar o limite pode desenvolver cáries, mau hálito, acidez e até mesmo provocar o aparecimento de tumores na gengiva.
“Uma ótima opção para intercalar com as bebidas é a água. Ela tem grande importância nesse processo, mantendo níveis e minerais adequados, estimulando a produção de saliva e a limpeza natural. Outro alerta fica para o excesso de doces como panetone, rabanada e outros, que podem ser atrativos para causadores de infecções. Uma aliada que não conquista tantos paladares, mas pode ser benéfica para a redução de placa é a uva passa, que dificulta a proliferação de microrganismos”, pontua a dentista.