Dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água e o Museu do Amanhã e a Planetapontocom irão promover um encontro com a história do rio Carioca e de sua relação com ecossistema da Baía de Guanabara. Palestras, visitas à nascente do Rio Carioca e jogos interativos fazem parte do evento que tem o objetivo de desenvolver ações para a recuperação do meio ambiente.
Primeiro curso d’água tombado no país pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), o Rio Carioca nasce na Fonte do Beijo, nas Miríades, e se acumula numa bacia conhecida como Mãe D’Água, para depois seguir seu curso natural pelas Paineiras, Silvestre, Cosme Velho e Laranjeiras até chegar ao litoral, desaguando na Baía de Guanabara. Recentemente restaurado, o reservatório Mãe D’Água guarda preciosidades que datam de 1744.
Na programação está prevista uma visitação para conhecer esses ambientes. O Museu do Amanhã convida 20 jovens das escolas da região portuária para visitar a nascente do Rio Carioca e percorrer esse trajeto, passando pelo Largo do Boticário, onde avista-se o rio Carioca no ambiente urbano. Com previsão de saída às 8h15 do Museu do Amanhã, a atividade está marcada para as 9h e é fechada para um público específico, não sendo possível realizar inscrição.
Dentro das ações para a comemoração da data, a partir das 15h, os visitantes poderão conhecer o interativo “Baías de Todos Nós”, que trata dos desafios da Baía de Guanabara. No “Jogo do Boto-Cinza” os participantes poderão descobrir um pouco sobre a vida desse mamífero que, em função de diversas fontes de poluição, está com sua população na Guanabara cada vez mais reduzida.
O evento contará com uma roda de conversa com Silvana Gontijo, diretora do Planetapontocom idealizadora do projeto “O rio do Rio”, Marcio Santa Rosa, consultor de “Baías de Todos Nós”, e Emanuel Alencar, editor de conteúdo do Museu do Amanhã. Totalmente gratuito, essa atividade abordará a situação dos mais de 140 rios que deságuam na Guanabara.
As ações de recuperação do Carioca, que já estão sendo praticadas, comprovam que é possível reverter esse quadro tendo a inclusão de moradores através de uma educação ambiental.
Inscrições:
https://museudoamanha.org.br/pt-br/evento-aguas-cariocas-programacao-para-o-dia-mundial-da-agua