A cantora Christina Paz se apresenta no Centro de Referência da Música Carioca para homenagear Toquinho, Vinícius de Moraes e Ornella Vanoni, grande cantora italiana e amiga da consagrada dupla de compositores, dia 22 de março, às 20 horas.
Foi em meados dos anos 70 que Toquinho, Vinícius de Moraes e Ornella Vanoni se juntaram nos Estúdios da RCA, em Roma, para gravar o disco “La voglia, la pazzia, l’incoscienza e l’allegria”, em português “O desejo, a insanidade, a inconsciência, a alegria”, com direção de Sérgio Bardotti, diretor artístico da RCA Victor na ocasião. O álbum, que contém canções de compositores como Chico Buarque, Antonio Carlos Jobim e Toquinho & Vinícius, todas cantadas em italiano, foi considerado um dos cem mais belos discos italianos de todos os tempos, pela revista Rolling Stone Itália.
“Esse álbum marcou minha vida musical e também pessoal. Ele faz parte da minha discoteca como se fosse uma joia rara, por isso quis fazer essa homenagem em show”, comenta Christina Paz, que também assina a concepção, idealização, direção artística e realização do espetáculo.
O show traz uma leitura nova e arranjos inéditos para o repertório dos consagrados artistas, que inclui Samba da Rosa, Saudades do Brasil em Portugal, Acende uma lua no céu, Mais um Adeus, de Toquinho e Vinícius de Moraes, além de Senza Fine de Gino Paoli e Io Che amo solo te de Sérgio Endrigo, entre outras.
Christina estará acompanhada pelos músicos Cesar Machado na bateria, Fernando Trocado nos saxofones e flauta, Rômulo Gomes no contrabaixo e
Humberto Mirabelli no violão e guitarra, que assina também os arranjos e direção musical.
Sobre Christina Paz
Christina iniciou sua vida musical aos sete anos quando ganhou seu primeiro piano acústico. Cursou teoria musical e piano no Conservatório Brasileiro de Música, RJ, foi aluna do pianista Luiz Eça, do violonista Carlos Delmiro e das professoras de canto Carol McDavit e Vera do Canto e Melo.
Fez backing vocal de Tim Maia, compôs e gravou jingles para cinema, rádio e trilhas para teatro infantil. Excursionou fazendo shows em São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Cuiabá, Curitiba, Porto Alegre e Estados Unidos. Integrou o célebre grupo vocal madrigal Guanabara e participou de diversas óperas no Rio de Janeiro.
A cantora gravou seu primeiro CD solo intitulado “Dançando no salão”, em 2001, com participações especiais de Jorge Vercillo e Sergio Loroza. Em 2010, Christina lançou “Cantar pra Viver”, um tributo a Guadalupe da Vila, seu tio, e um dos grandes compositores brasileiros.
Serviço
Christina Paz - Homenagem a Toquinho, Vinícius de Moraes e Ornella Vanoni.
Data: 22 de março - Sexta-feira
Horário: 20 horas
Local: Sala Paulo Moura - Centro de Referência da Música Carioca
Rua Conde de Bonfim, 824.Tijuca / Tels.: 3238-3880 / 3238-3831.
Ingresso: R$30,00 / R$15,00.
Duração: Em torno de 75 minutos.
Classificação livre