Quem chega na SuperRioExpofood acredita que chegou num open-bar. E a sensação é exatamente essa. Assim que os visitantes entram já se deparam com degustação de cerveja e Frozen de cachaça! Mas, claro que o intuito da feira, que já está na 31ª edição não é embebedar o público. Dentre as diversas palestras e apresentações que ocorrem até hoje, dia 21, das 14h às 22h, no Riocentro, o grande foco é mostrar novidades do setor alimentício e alavancar as vendas, principalmente no Rio de Janeiro. Várias empresas de outros estados vieram para a feira na esperança de ganhar o mercado carioca.
É o caso do representante da Prato Fino, Diego Carvalho, que pelo segundo ano consecutivo vem a Expofood para apresentar as novidades da fábrica, localizada em São Borja no Rio Grande do Sul e têm boas expectativas.
"Nosso intuito é alavancar as vendas, expandir para todo o Brasil e principalmente alavancar a visibilidade da marca e a feira é excelente para o negócio", afirma Diego.
E a tendência está mesmo de crescimento, ainda que tímido. O setor supermercadista do RJ registrou um faturamento anual em 2018 de R$ 39,3 bilhões, com crescimento nominal de 1% na comparação com 2017, de acordo com levantamento da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) e Associação Brasileira de Supermercados (abras).
O estado representa 11% do faturamento do país. Isso representa também geração de empregos. Foram 1792 novas vagas a mais, em comparação de 2018 para 2017.
As novidades do setor também impressionaram que estava de visita na Expofood. A empresa Mantiqueira, bem famosa no mercado carioca, apresentou o N.Ovo, ovo vegano, em pó, à base de amido de ervilha. Ela imita o ovo normal e serve até para fazer bolo.
Outro lançamento foi um café, que, à primeira vista parece um tablete de chocolate, mas é para ser consumido diretamente. Bom para quem não vive sem café?
Pôde se perceber na feira uma tendência de estreitamento de relação entre indústria e comércio que, segundo Fábio Queiróz, presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) e vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados, vai proporcionar a resiliência do segmento supermercadista.
"A estabilidade política a nível nacional e estadual, a tendência de crescimento da economia do país e uma maior atenção do poder público estadual em relação ao problema da segurança pública contribuíram para trazer mais confiança para o consumidor e para o empresário", destacou Queiróz.
É o que esperam as marcas também. Luciano Silva, supervisor de crédito da Amafil, bem conhecida no mercado carioca pela tapioca, reforça a ideia de Queiróz e espera que a relação seja tão benéfica que acarrete na expansão da marca.
"A nossa ideia é de fato a expansão da marca Amafil, que tem uma variedade de produtos, desde farofa até massa para pão de queijo. Já estamos bem em Minas Gerais, onde o pão de queijo é o carro-chefe, com receita específica para eles, mas pretendemos crescer para todo o Brasil, vendendo não apenas para supermercadistas, como também para panificadoras"- ressaltou Luciano.
A Expofood também vem marcando lugar como point de novidades, como é o caso da ME, empresa de importação e distribuição que acaba de adquirir a marca portuguesa Royal, fabricante de azeites e que está divulgando a novidade na feira.
De acordo com Nataly Roz, proprietária da ME, participar da Super Rio Expo Food é uma excelente oportunidade de apresentar ao público nacional os produtos da marca, bem como seus lançamentos, e realizar grandes negócios diretamente com novos fornecedores: "É muito gratificante estar em contato com os nossos clientes e assegurá-los sobre a qualidade do nosso produto", conclui a executiva.