TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Clubes cariocas se reúnem na Ferj para definir padronização de decisões da arbitragem, inclusive no VAR

Foram debatidas pelos dirigentes das equipes questões como impedimento, mão na bola e bola na mão, entre outras

Por Rosária Farage em 10/01/2024 às 21:11:08

Foto: Divulgação/Agência FERJ

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) promoveu nesta quarta-feira (10) um debate sobre arbitragem no Campeonato Carioca envolvendo Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo e clubes formadores. Um debate longo, a portas fechadas, com objetivo de padronizar e uniformizar critérios de tomadas de decisões em conjunto.

Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, foi o primeiro a sair e elogiou a iniciativa:

“A gente discutiu muito sobre a arbitragem, fundamentalmente. Pontos importantes, critérios, orientações pra passar aos nosso jogadores. Na minha percepção, foi uma reunião muito produtiva”, disse.

Já Lúcio Barbosa, CEO do Vasco da Gama, também achou proveitoso o debate entre os clubes.

“Muito importante debater antes do início do campeonato para definir entendimentos das regras e podermos começar com o pé direito", afirmou.

Marcelo Penha, coordenador administrativo do Fluminense, foi mais um aprovando o conteúdo da reunião.

“Foi um encontro objetivo para avaliarmos, junto com a comissão de arbitragem, todas as posturas e a uniformização de entendimento, principalmente do VAR e questões simples que o torcedor sempre fica em dúvida: impedimento, mão na bola, bola na mão, etc", revelou.

Elias Duba, presidente do Madureira e representante dos demais clubes de menor investimento que participam do Cariocão 2024, fez corro aos demais, considerando positiva a reunião na Ferj.

“Foi muito bom em todos os aspectos. Discutimos VAR, arbitragem e novos conceitos. A FERJ novamente vai inovar no campeonato em relação a acréscimos, impedimento e linhas traçadas”, contou.

Duba enalteceu ainda a iniciativa dos clubes grandes serem solidários aos times de menor investimento.

“O intuito é fortalecer o futebol carioca. Hoje São Paulo tem mais clubes no cenário nacional. Os times pequenos são a galinha dos ovos de ouro dos clubes grandes, onde eles buscam jogadores como Evaristo da Veiga, Marcelinho Carioca, Didi, Romário e Ronaldo Fenômeno, entre outros. Os grandes ídolos saíram dos times formadores, como Madureira, São Cristóvão e Olaria, que precisam ser valorizados”, ressaltou.

O presidente da FERJ, Rubens Lopes, anunciará, em breve, numa coletiva de imprensa, todas as novidades do Campeonato Carioca.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.