Sirenes tocam e barragem em Minas Gerais corre risco de desmoronamento
Alarme foi soado na Barragem de Gongo Soco, em Barão de Cocais, indicando ameaça de colapso iminente. Área abaixo do reservatório já havia sido evacuada.
As Sirenes tocaram as 21:58 da noite desta sexta-feira (22). Bombeiros do Estado das Minas Gerais avaliaram a estrutura da Barragem e elevaram o risco de colapso para 3, último nível na escala. As informações foram confirmadas pelo prefeito Décio Geraldo dos Santos (PV) confirmou as informações. Equipes da Vale foram direcionadas ao local, onde o Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) esta em execução.
As 452 pessoas que viviam próximas à Barragem foram evacuadas às pressas na madrugada do dia 08 de fevereiro, quando sirenes tocaram pela primeira vez.
A prefeitura se manifestou através de nota:
A Prefeitura de Barão de Cocais informa que, por orientação da Agência Nacional de Mineração (ANM), o nível de alerta da Barragem Sul Superior da Mina do Gongo Soco passou para Nível 3. A informação que temos até o momento é do toque protocolar das sirenes do Gongo, mas sem sinais de rompimento.
A Defesa Civil do Estado já está a caminho do município e a qualquer momento divulgaremos mais informações sobre as razões para a elevação do nível de alerta.
Reforçando que a Defesa Civil de Barão de Cocais já está de plantão e a postos para toda e qualquer ação necessária.
Até o final desta matéria, a Vale não se pronunciou.
Em apuração