TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Chacina da Baixada completa 14 anos

Organizações Sociais da Baixada realizarão ato em memória das vítimas

Por Alexandra Silva em 26/03/2019 às 16:44:41

No dia 31 de Março de 2019 completam 14 anos da uma das maiores chacinas ocorridas na Baixada Fluminense. Este ano, várias instituições parceiras realizam uma semana de atividades em memória das vítimas da chacina. As atividades começaram no dia 25/03 e se encerrarão no dia 31/03, em vários pontos da Baixada e Centro do Rio. Dentre as ações estão sendo realizadas palestras sobre direitos humanos e combate a violência, com distribuição de material informativo, intervenções culturais, exibição de documentários.

No dia 29/03, acontecerá um Ato Interreligioso em memória das vítimas da violência do Estado na Baixada Fluminense, na Praça Rui Barbosa, Centro de Nova Iguaçu, a partir das 18h.

A semana de atividades encerra no Domingo, 31/03 com uma caminhada organizada por diversas organizações e movimentos sociais que se juntaram a essa luta e construíram coletivamente esta agenda de protestos. Participarão também as mães, familiares das vítimas da chacina da Baixada e outras chacinas. Além, de grupos religiosos e pessoas sensíveis as causas dos direitos humanos. Estarão reunidos pela memória das pessoas assassinadas pela polícia, sobretudo, jovens, negros e pobres.

Na ocasião, aproveitarão para cobrar a responsabilização do Estado nos casos dos homicídios e desaparecimentos forçados não investigados. A concentração será na Rodovia Presidente Dutra, 15380 – próximo ao viaduto na Rua Dr. Barros Júnior.

“Eu fiz uma promessa para o Rafael. Quando eu enterrei ele, prometi que jamais iria deixar ninguém esquecer o que aconteceu no dia 31 de março. Não apenas organizar todo ano a caminhada que percorre os locais das mortes, como ir em todos os lugares e falar sobre isso. Falar sobre ele é uma forma de prestar uma homenagem”, contou Luciene Silva, em entrevista ao Fórum Baixada Grita Baixada.

Luciene Silva é mãe de Rafael Silva, morto na chacina e representante da Rede de Mães Vítimas da Violência de Estado na Baixada Fluminense, uma das organizações sociais promotoras da caminhada.

Relembre o caso

Em 2005, segundo testemunhas policiais militares a paisana assassinaram a tiros 29 pessoas e feriram outras duas em diferentes pontos dos municípios de Nova Iguaçu e Queimados, na Baixada Fluminense, essa foi considerada a maior chacina já registrada na história do Rio de Janeiro. Na época 11 policiais foram indiciados.

Segundo o Fórum Grita Baixada, de 2005 a 2018 ocorreram diversas outras chacinas na Baixada Fluminense, algumas com o envolvimento direto de agentes públicos.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.