Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Samba arretado

Porto da Pedra retorna ao Sambódromo guiada pelo Lunário Perpétuo

Passeio pelas origens da cultura nordestina inspira desfile com baião e xaxado na bateria e na dança


Escola de São Gonçalo teve de correr para completar o desfile. Foto: Reprodução Internet

Porto da Pedra, de volta ao Grupo Especial depois de onze anos, abriu os desfiles do domingo de Carnaval no Sambódromo. do Grupo Especial. O enredo aborda o Lunário Perpétuo, mistura de calendário e almanaque surgida na Idade Média. A beleza do carro abre-alas e as variações no toque da bateria, do samba ao xaxado e o baião, causaram impacto na avenida logo de cara. O refrão 'Quem acendeu as lamparinas desse céu?', em ritmo e referência nordestina, caiu no gosto das arquibancadas.

A escola de São Gonçalo fez um desfile de grande impacto visual, com inovações como a iluminação de led em tons lilás na saia das baianas, os ventiladores de enorme potência para efeitos visuais em 3D e o gancho para suspender um dos destaques no carro sobre a astrologia. O samba não figurava entre os mais cantados ou baixados pelo público em plataformas de streaming, mas cresceu na passarela. As alegorias exploravam a riqueza e variedade do universo do cordel e do universo nordestino. Destaque para as referências à obra de Ariano Suassuna, com um carro dedicado ao Auto da Compadecida e alas com base no Movimento Armorial.

A escola completou o desfile 50 segundos antes do prazo regimental, de 70 minutos. O último carro teve que ter uma pedaço retirado para conseguir fazer a curva e entrar na Marques de Sapucaí. No visual, não fez diferença, com aplausos das arquibancadas para o brincante Antônio Nóbrega, um dos destaques do enredo, que dançava sobre um enorme pandeiro. O incidente, contudo, teve reflexos sobre a evolução da escola, que teve que apertar o passo nos últimos dez minutos do desfile. A saída da bateria do recuo, entretanto, transcorreu sem problemas. Mais um tento dos ritmistas, que com isso se tornaram um dos trunfos para a escola tentar participar do Desfile das Campeãs, no sábado que vem, 17 de fevereiro.



Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!