Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Novidades na Armação

Búzios recebe competição de esportes suecos no fim de semana

SwimRun e Plogging são esportes que misturam corrida e natação


Uma nova competição vai acontecer no próximo sábado (30) em Armação dos Búzios, um dos mais famosos e bem frequentados município da Região dos Lagos. É a Búzios SwimRun, uma prova diferente, onde o competidor nada de tênis e corre com palmar e boia presos à perna. A modalidade surgiu há dez anos na Suécia, com a decisão de um grupo de amigos em explorar as ilhas de Estocolmo, nadando e correndo com os equipamentos de ambos os esportes, sem nenhuma transição. 

 

Segundo o organizador do evento, Fábio Iskandarian, que também é atleta, serão duas distâncias: 10 km (nível iniciante) e 24 km (níveis intermediário e avançado). Nos dois casos, em média, o competidor tem 20% de natação e 89% de corrida, em trechos alternados. Isso quer dizer que começa na água, corre, volta para o mar, pega uma trilha, e por aí vai. Ambos os percursos cruzam 17 praias e 7 tipos de terrenos diferentes. Pode-se competir nas categorias solo ou duplas (masculina, feminina e mista). Os primeiros colocados devem chegar em aproximadamente duas horas. 

 

"Na verdade é quase uma prova de triatlo, com natação e corrida, mas sem o ciclismo, e com características diferentes, no caso, os equipamentos de segurança. Tudo questão adaptável. Decidi trazer para o Brasil porque é um esporte novo e porque temos uma geografia perfeita pra isso. E por ser um país tropical é tudo melhor", afirmou Fábio. 


Diferentemente de competições que envolvem natação e corrida, nas quais o atleta faz a transição e troca de material, no SwimRun ele começa e termina com o mesmo equipamento. Não tira o tênis para cair na água, não tira a touca nem o palmar para correr e mantém a boia presa na perna. Isso torna o desafio e as dificuldades muito maiores. Por isso, recomendado apenas aos atletas que tenham alguma experiência prévia em natação no mar e corridas em trilhas.

Sobre os equipamentos, por questão de segurança, alguns são obrigatórios: a touca, a camisa da prova, o apito, o rolo de bandagem (caso o atleta se machuque, tenha um corte durante o trajeto. É uma das exigências da competição na Suécia), o tênis e o palmar. Os atletas ainda devem optar por pelo menos um dos seguintes itens, que passam a ser obrigatórios também: pool buoy, roupa ou bermuda de borracha e caneleiras flutuadoras. Todos esses são essenciais no processo de flutuação no mar.

SwimRun com expectativa de 200 atletas participantes 

"A expectativa é a melhor possível. O percurso está lindo, tanto o de 10 km como de 24 km. Expectativa de 200 pessoas participando. O feedback da divulgação nas redes sociais tem sido muito bom. Por ser o primeiro do país é uma curiosidade para todos e tem mobilizado bastante a Região dos Lagos", comenta organizador sobre o interesse local e participação de atletas do país inteiro. 

A segurança dos competidores é uma das maiores preocupações da organização. A prova contará com serviço de resgate no mar, balizamento com caiaques e pranchas e percurso demarcado para garantir que todos estejam na direção certa. Em terra, haverá ambulância de prontidão e o apoio da prefeitura na liberação do evento. Mas também tem o cuidado com o meio ambiente e o compromisso de contribuir com o local de competição. Por isso, será feita uma coleta de lixo em praias que pertencem ao percurso, dois dias antes.

Competição que combina corrida e cuidado com meio ambiente 

"Haverá o plogging, uma atividade esportiva que combina corrida com recolhimento de lixo. Também surgiu na Suécia e está se espalhando pelo mundo. Vamos fazer na quinta-feira (28) com a guarda mirim nas ruas, uma ação única. Nossa ideia é trazer algum benefício para a cidade. Pois entendemos que quanto mais a criança tiver contato com um esporte em favor do meio ambiente, melhor ela será como cidadão", conclui Fábio Iskandarian.

Por combinar as duas modalidades esportivas diferenciadas e criadas naquele país, a embaixada da Suécia no Brasil, abraça e apoia oficialmente a Búzios SwimRun. Muitas outras marcas e empresas conhecidas também estão apostando nesta inovação. 

Serviço: 

Búzios SwimRun 2019, Búzios (RJ)

Data: 30.03 (sábado)

Largada: 8h, Praia de Geribá

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!