Passado o carnaval, começa a contagem regressiva para a declaração do imposto de renda. O prazo do fisco começa em 15 de março e vai até 31 de maio.
O contribuinte tem 30 dias para juntar toda a documentação e não deixar tudo para a última hora. Quem não enviar até o fim do prazo, recebe multa pela falta ou pelo atraso.
Além disso, é importante também ter cuidado com as informações e documentos declarados. Qualquer coisa errada pode levar para a malha fina.
Ouça no Podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre os prazos para as empresas entregarem os dados, que começam dia 29 deste mês, e para as pessoas físicas acertarem as contas com o Leão.
Devem declarar, por exemplo, pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559 no ano passado. Ainda precisam ser informadas as movimentações sobre bitcoins e outros criptoativos.
A novidade deste ano é que quem recebe até dois salários mínimos, ou seja, R$ 2824 por mês, está isento de declarar. A medida beneficia 16 milhões de brasileiros.
Já os empregadores têm até o dia 29 de fevereiro para entregar os informes de rendimentos dos funcionários. A data vale também para instituições financeiras e corretoras de valores que devem entregar o documento com as aplicações financeiras dos clientes.
Se tiver alguma dúvida, basta acessar o site gov.br/receitafederal ou mesmo consultar um profissional da contabilidade.
Fonte: Agência Brasil e RadioAgência Nacional