Grandes nomes da literatura brasileira, como Conceição Evaristo, Eliana Alves Cruz e o imortal da Academia Brasileira de Letras Ailton Krenak, fazem parte da comitiva do Ministério de Cultura que participa da 32ª Feira Internacional do Livro de Havana, que começa nesta quinta (15) e vai até o próximo dia 25 de fevereiro, na capital cubana. O Brasil é o país homenageado nesta edição do festival, considerado o principal evento cultural de Cuba.
A cerimônia de abertura ocorre hoje, às 20h, horário de Brasília, com a presença do presidente da república de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e da Ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes.
A agenda do Ministério da Cultura em Cuba, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, tem como objetivo potencializar as ações conjuntas de cooperação e intercâmbio na área cultural entre os dois países. Também será assinado um memorando de entendimento para a realização de ações conjuntas de cooperação e intercâmbio na área cultural.
Nesta edição da feira o tema é “Ler é construir identidade”. A programação conta com palestras, debates, ciclo de filmes, apresentações musicais e capoeira, entre outras atividades. Durante o evento, escritores, tradutores e profissionais do segmento terão ainda a oportunidade de promover, negociar e interagir com o público leitor e os empresários do ramo.
Esta é a segunda vez em que o Brasil será homenageado do evento, que tem grande importância no contexto regional.
Ouça no Podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre a presença da Cultura brasileira, plural e diversa, na Feira Internacional do Livro em Havana.
Fonte: Agência Brasil e RadioAgência Nacional