TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Peça Infantil gratuita conta história de heroína negra brasileira invisibilizada nos livros escolares

“A Menina Dança” retrata, através de ritmos afro-brasileiros, como Maria Felipa expulsou 40 navios portugueses do país junto com seus amigos peixes e indígena

Por Edison Corrêa em 15/02/2024 às 19:29:07

Maria Felipa continua viva na tradição oral de Itaparica e de cidades do Recôncavo Baiano. Foto: Filomena Modesto/Arquivo Público do Estado da Bahia

O espetáculo de dança infantil “A Menina Dança”, vencedor dos editais “Sesc Pulsar” e “Retomada Funarte”, será apresentado em seis sessões, de 17 a 26/05/2024, no Sesc-Tijuca, às sextas, sábados e domingos, às 16h, bem como na quadra da escola de samba Salgueiro, no dia 01/06 (sábado), às 16h; em duas datas no Museu da Maré, no Complexo da Maré: 07/06 (sexta-feira), 14h, e 08/06 (sábado), 17h; e também no Teatro Cacilda Becker, da Rede Funarte, no Largo do Machado, nos dias 14, 15 e 16/06 (sexta-feira, sábado e domingo), às 16h.

A peça contará às crianças, através de ritmos e danças africanos, a história da heroína nacional Maria Felipa, personagem negra histórica invisibilizada nos livros escolares brasileiros. A protagonista, junto com seus amiguinhos peixes e um indígena, conseguiu expulsar da Ilha de Itaparica/BA, 40 navios de colonizadores portugueses que queriam tomar aquele território antes da Independência do país. Através da dança dos corpos no palco, com participação de cinco bailarinos, a personagem narrará sua história, sua amizade com os habitantes - que estarão em cena também - e como queimou as embarcações invasoras, salvando as terras tupiniquins.

A peça traz músicas do cancioneiro popular e conceitos afro-brasileiros, com uma estética visual voltada à cultura africana, em ritmos como maracatu, jongo, maculelê, samba de roda e coco. Essa forma de narrar a história leva aos griots, que usam os movimentos corporais para incorporar, no outro, o conhecimento, principalmente de suas ancestralidades. O espetáculo leva também aos pequenos e pequenas a educação, fundamental para Maria Felipa, através do conto “Se os tubarões fossem homens”, de Bertold Brecht, onde os peixinhos que não estudam “vão para a boca do tubarão”. Para contar a história atual da protagonista, personagem completamente acessível ao espectador mirim, não há mais necessidade da busca estética colonizadora como referência iconográfica. Hoje, o Brasil possui suas cores e elas são bem mais vivas e reais do que as aquarelas retratadas nos registros das escolas europeias de pintores.

“Sempre somos atropelados pelo protagonismo do heroi norte-americano e, nesta peça infantil, mostramos uma heroína tipicamente brasileira, um conto nacional esquecido pela história. A amizade de Maria Felipa com os peixes, o lúdico, também abre caminhos para plantarmos o cuidado dos pequenos com o meio ambiente. Neste espetáculo, a dança, aliada à música, proporciona infinitas perspectivas, de uma forma prazerosa e divertida, além de educativa”, diz a idealizadora e diretora de produção de “A Menina Dança”, Paty Lopes, ressaltando que os figurinos do espetáculo foram criados perlo profissional Ricardo Rocha, vencedor do Prêmio CBTIJ de Teatro, a partir de uma extensa pesquisa das obras de Abdias Nascimento, escritor e dramaturgo ativista dos direitos civis e humanos da população negra brasileira.

Serviço:

Espetáculo Infantil “A Menina Dança” (GRATUITO):

Temporada Gratuita

Datas: 17, 18, 19, 24, 25 e 26 de Maio

Dias: Sextas, Sábados e Domingos

Horário: 16h

Local: Teatro Sesc-Tijuca

Endereço: Rua Barão de Mesquita, 539, Tijuca

Duração: 40 min

Classificação: Livre

Recomendação: Crianças de 02 a 12 anos

Obs.

1) O espaço possui elevadores e rampas de acesso para cadeirantes

2) O último espetáculo de sábado (25/05) terá tradução em Libras e Audiodescrição


Temporada Gratuita

Data: 01 de Junho

Dia: Sábado

Horário: 16h

Local: Quadra do do GRES Acadêmicos do Salgueiro

Endereço: Rua Silva Teles, 107, Andaraí

************************************************************************************************************************

Datas: 07 e 08 de Junho

Dias: Sexta-Feira e Sábado

Horários: 14h (sexta) e 17h (sábado)

Local: Museu da Maré/Complexo da Maré

Endereço: Avenida Guilherme Maxwel, 26, Maré/RJ

************************************************************************************************************************

Datas: 14, 15 e 16 de Junho

Dias: Sexta-Feira, Sábado e Domingo

Horários: 16h

Local: Teatro Cacilda Becker (Rede Funarte)

Endereço: Rua do Catete, 338, Largo do Machado

Duração: 40 min

Classificação: Livre

Recomendação: Crianças de 02 a 12 anos


Sinopse:

A peça musical infantil “A Menina Dança” conta às crianças, através da dança de ritmos africanos realizada por cinco bailarinos, a narrativa da heroína nacional Maria Felipa, personagem negra invisibilizada pela história. Mulher marisqueira, pescadora e trabalhadora braçal, ela participou da luta pela Independência da Bahia. Verdadeira heroína, a protagonista não faz parte dos livros escolares brasileiros, um esquecimento que a cultura trabalha para reverter revivendo essas memórias, principalmente para o público infantil, ainda em formação e multiplicador de ideias. Maria Felipa foi declarada Heroína da Pátria Brasileira pela Lei Federal 13.697/2018, tendo o seu nome inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, que se encontra no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, situado em Brasília/DF.

Ficha Técnica

Idealização, Roteiro e Direção de Produção: Paty Lopes

Direção Artística e Coreografia: Flávia Souza

Assistente de Coreografia: Gabriela Luiz (Indicada ao Prêmio do Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude – CBTIJ – Atriz Coadjuvante)


Gabriela Luiz. Foto: Divulgação

Elenco: Dani Gomes, Gabriela Luiz, Luan da Silva, Rosane Borges e Tati Reis

Percussionistas: Ivan Karu e Victor Ligeiro

Figurinos: Ricardo Rocha (Vencedor do Prêmio CBTIJ de Teatro)

Desenho de Luz: Valmyr Ferreira

Técnica de Luz: Brisa Lima

Técnica de Som: Cynthia Rachel

Visagismo: Keila Santos

Assessoria de Imprensa: Alessandra Costa

Programação Visual: André Barroso

Filmagem: Cido Accioly - A4 Filmes

Fotografia: Alvaro Tallarico

Direção Executiva: Edison Corrêa

Realização: Eu, Rio!

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.