O opositor russo Alexei Navalny morreu na prisão, na Sibéria, nesta sexta-feira (16), informou o serviço penitenciário de Yamalo-Nenets, na região ártica da Rússia, onde ele cumpria pena de 19 anos por atividades extremistas. A causa de morte ainda não é conhecida.
Nos últimos três anos, Alexei Navalny, um dos principais opositores de Putin, sofreu envenenamento, realizou greve de fome e foi dado como desaparecido. O governo russo disse não ter nenhuma informação sobre a causa da morte.
"No dia 16 de fevereiro de 2024, na colônia prisional número 3, o prisioneiro Alexei Navalny sentiu-se mal depois de uma caminhada e perdeu a consciência quase de imediato", divulgou o serviço prisional.
No comunicado, é ainda referido que "os médicos da instituição chegaram de imediato e uma ambulância foi chamada".
"Todos os meios de ressuscitação foram realizados, sem resultados positivos. Os médicos da ambulância declararam a morte do prisioneiro. As causas da morte estão a ser analisadas", completou o comunicado.
Entretanto, um hospital local informou à agência noticiosa russa Interfax que as manobras de reanimação duraram mais de 30 minutos.
"As causas da morte estão a ser apuradas", acrescentou o FSIN da região ártica de Yamal-Nenets, onde se situa a colónia penal onde Navalny cumpria a pena.
,