O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, encaminhou um projeto de lei Municipal declarando feriados os dias 18 e 19 de novembro devido à realização das Cúpulas de Chefes de Estado do G20. A medida só vale para este ano.
Segundo o projeto, o feriado não se aplicará ao comércio de rua, bares, restaurantes, hotéis, pousadas, shoppings, estabelecimentos comerciais, culturais, pontos turísticos e empresas jornalísticas.
Se aprovado pela Câmara Municipal, este será um grande recesso para os cariocas, começando na sexta de Proclamação da República, em 15 de novembro, e indo até o dia 20, na quarta, Dia da Consciência Negra.
A ideia da medida é reduzir a circulação de veículos e pessoas nas ruas, além de potencializar a segurança na cidade, já que será grande a concentração de chefes de estado na capital fluminense.
O G20 reúne os 19 países mais ricos do mundo, além da União Africana e União Europeia. A Cúpula este ano acontece no Brasil porque o país atualmente exerce a presidência rotativa do grupo.
No Rio de Janeiro, grandes eventos como a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, e os Jogos Olímpicos de 2016 tiveram quatro dias de feriado cada.
Ouça no Podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre a proposta da Prefeitura do Rio de um feriadão do G-20.