Com o resultado, o Flamengo enfrentará o Fluminense e o Vasco, o Bangu nas semifinais do Campeonato Carioca. O time rubro-negro e a equipe cruzmaltina jogarão com a vantagenm do empate.
O Flamengo começou investindo mais no ataque e marcando a saída de bola do Vasco. A equipe cuzmaltina tentava reagir no contra-ataque. Aos 14 minutos, Ronaldo avançou pela ponta direita e cruzou rasteiro na área. Vitinho se antecipou a Uribe e chutou forte em cima da zaga.
O Vasco tenta parar a pressão do time rubro-negro tocando mais a bola no meio de campo. Aos 22, Cáceres recuou na fogueira para o goleiro Fernando Miguel que deu chutão antes da chegada de Vitinho.
Mesmo com o time reserva, o Flamengo supera o desentrosamento jogando com mais determinação que a equipe cruzmaltina. Aos 30, Arrascaeta cobra escanteio para a cabeçada de Thuler rente à trave.
O Vasco responde aos 34, com cruzamento de Danilo Barcelos para a área. Tiago Reis sobe mais alto para cabecear rente à trave. Um minuto depois, Vitinho recebe na esquerda, avança até a área e chuta no ângulo. O goleiro do Vasco se estica para evitar o gol.
Aos 44, Thuler avança pela esquerda e toca para Vitinho, que arrisca chute de fora da área rente à trave.
O Vasco volta mais organizado taticamente para o segundo tempo, jogando mais compacto na defesa e com mais velocidade no ataque. Aos 9 minutos, Danilo Barcelos cobrou escanteio pela esquerda. Tiago Reis se antecipou à zaga e cabeceou para dentro do gol.
O Flamengo tentou a reação, aproveitando o recuo do Vasco, aos 13 minutos: Vitinho recebeu na área, pedalou e chutou em cima da zaga.
O time rubro-negro erra muito na finalização, mas chama a atenção pela determinação e ousadia no ataque. Já o Vasco, mesmo tocando muito a bola em sua intermediária, arrisca o contra-ataque. Aos 17, Rossi dá uma bicicleta e a bola para em Marrony. O atacante gira rápido e chuta para defesa de César.
Mais ataque do Vasco. Aos 26, Bruno César rouba a bola e toca para Marrony. O atacante tenta o passe, mas a zaga rubro-negra recupera a jogada.
Aos 38, Trauco cobrou escanteio, Rhodolfo desviou no alto de cabeça. A bola sobrou para Arrascaeta que chutou rente à trave.
Pressão rubro-negra. Aos 48, Vinicius estica para Bill que cruza para Arrascaeta cabecear e empatar o jogo.
Na decisão por pênalti, o Flamengo foi o vencedor, conquistando a Taça Rio. Vitinho, Arrascaeta e Uribe marcaram e Rodinei perdeu a penalidade para o Flamengo, enquanto Danilo Barcelos marcou e Rossi, Tiago Reis e Werley não marcaram para o Vasco.
FICHA TÉCNICA
VASCO 1 (1 X 3) 1 FLAMENGO
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Assistentes: Michael Correia (RJ) e Silbert Faria Sisquim (RJ)
Renda: R$ 1.361.328,00
Público: 34.776 pagante
Cartão amarelo:
Vasco: Werley, Lucas Mineiro, Bruno Cesar
Flamengo: Thuller, Trauco, Vinícius
Gol:
Vasco: Thiago reis, aos 9 minutos do segundo tempo.
Flamengo: Arrascaeta, aos 48 minutos do segundo tempo.
VASCO: Fernando Miguel; Cáceres, Werley, Leandro Castan (Ricardo) e Danilo Barcelos; Bruno Silva (Raul) e Lucas Mineiro; Rossi, Bruno César (Thiago Galhardo) e Marrony; Tiago Reis. Técnico: Alberto Valentim
FLAMENGO: César, Rodinei, Thuler (Bill), Rhodolfo e Trauco; Hugo Moura, Ronaldo (Vinícius) e Arrascaeta; Vitinho, Lucas Silva (Vitor Gabriel) e Uribe. Técnico: Leomir