Mais uma vez, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves foi alvo de questionamentos de parlamentares, ao cancelar sua participação na reunião da Comissão de Defesa da Mulher na Câmara dos Deputados para falar sobre as iniciativas que vem desenvolvendo no ministério. Parlamentares adiantaram que desejavam conhecer as ações da ministra Damares sobre os direitos da mulher, educação sexual como direito para adolescente na escola, medidas para combate a gravidez na adolescência e principalmente, violência contra mulher.
Assim como outros ministros, Damares Alves iria ao Congresso prestar contas de seu trabalho frente a sua pasta, porém a sessão foi cancelada sob alegação de outros compromissos, os quais a ministra teria na data de hoje (02) e não tem uma nova data para acontecer.
O cancelamento sem aviso prévio causou indignação de parlamentares que se manifestaram nas redes sociais. A deputada federal Talíria Petrone (PSOL) publicou: “A ministra Damares Alves viria hoje em uma audiência aqui na Câmara, na Comissão de Direitos da Mulher, mas acabou de cancelar sua presença. Mais um dia em que o governo foge do debate. Com todas essas fugas, quem sai prejudicada é a democracia”.
As deputadas federais Luiza Erundina (PSOL) e Tábata Amaral (PDT) também se manifestaram nas suas respectivas redes sociais, cobrando a postura da ministra com o cancelamento da agenda.
“Hoje estava previsto que a ministra @DamaresAlves viesse para uma reunião na Comissão da Mulher. O "convite" foi recusado, e Damares não vem mais falar sobre o que vem desenvolvendo na sua pasta. Qual a razão de um governo silenciar-se diante do povo? Qual?”, questionou a deputada federal Luiza Erundina.
A deputada Tabata Amaral completou:
“A ministra Damares cancelou, de última hora, seu comparecimento hoje na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara. Um dos papeis dos ministros é prestar contas à população, assim como uma das funções do Congresso é acompanhar e fiscalizar o trabalho do Executivo”.
A ministra também faltou em outro compromisso que estava agendada.
Damares Alves iria participar do lançamento da Frente Parlamentar pela implementação do Ensino Domiciliar, a pedido do deputado Dr. Jaziel (PR), cujo objetivo principal do colegiado é assegurar o direito dos pais de educar os seus filhos.
Até o momento, a assessoria da ministério não divulgou os motivos pelas ausências da ministra Damares Alves.