O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, anuncia mudanças no processo de biltz de vistoria. Em vídeo publicado no Twitter, ele anuncia o fim das blitzes de trânsito feitas pela Polícia Militar para vistoriar documentos e o estado dos veículos. O anúncio foi feito na presença do secretário da Polícia Militar na noite desta terça-feira (2), coronel Figueiredo.
“Determinei que fossem encerradas todas as blitzes policiais para a verificação da situação do veículo. Isto será feito através do Detran Seguro, em uma nova normatização única no Brasil. Em outros estados, a PM faz isso. Aqui, será uma atividade específica do Detran”, explicou o governador.
O secretário da PM disse que as operações da PM vão focar no roubo de veículos, combate armas e drogas. “Essa será a nossa missão”, disse.
Ações do Detran serão filmadas
De acordo com o Detran, as operações do Detran Seguro terão início dia 8 de abril em todo o Estado. Elas serão filmadas por câmeras ligadas online a uma central de monitoramento. As gravações serão guardadas na sede do órgão.
O órgão informa ainda que serão avaliados pelos agentes apenas sete itens: pneus, lataria, vidros, placas de identificação, farol, comandos de seta e aferição de gases poluentes.
As ações serão realizadas diariamente, inclusive aos sábados e domingos. Os veículos com problemas de segurança poderão ser apreendidos