O porteiro Leonardo Monsores da Silva, de 40 anos, morreu neste domingo (17), na rua Barão da Torre, em Ipanema, na Zona Sul do Rio. Segundo moradores do prédio em que ele trabalhava, Leonardo teria recebido uma descarga elétrica ao encostar em um poste energizado. Quem viu a cena conta que Leonardo estava sentado na calçada do prédio conversando e, ao se levantar, apoiou no poste e caiu em seguida, batendo com a cabeça no chão. O socorro teria demorado 40 minutos e a equipe do SAMU não conseguiu reanimá-lo.
Os moradores contaram para a perícia técnica da Polícia Civil, que esteve no local, que outras pessoas já haviam reclamado de choque ao encostar no mesmo poste. A RioLuz lamentou a morte do porteiro e se solidarizou com os familiares de Leonardo. A empresa afirmou no comunicado que uma equipe técnica esteve no local e constatou que, na caixa de interligação do poste de iluminação pública, havia diversas ligações clandestinas, os chamados "gatos", e que o circuito estava ligado direto para atender a essas ligações. Ressaltou ainda que a operação do parque de iluminação pública é feita pela subconcessionária Smart Luz, responsável pela substituição dos postes de aço pelos de fibra, mais resistentes a descargas elétricas.
Segundo a RioLuz, até o momento dez mil postes já foram trocados e, até dezembro, outros oito mil postes de aço serão substituídos.
Assista matéria do Portal Eu, Rio! sobre o assunto: