Agentes do Gaeco, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado, do Ministério Público do Rio, cumprem 20 mandados de prisão e 50 de busca e apreensão contra policiais militares ligados ao contraventor Rogério de Andrade. Entre os alvos, estão 18 policiais militares da ativa e um policial penal. O MP já denunciou à Justiça 31 pessoas envolvidas nessa organização criminosa. Os mandados são cumpridos em diversos bairros do Rio.
A operação, batizada de Petrorianos, é um desdobramento da operação Calígula, deflagrada pelo Ministério Público em maio de 2022, contra uma rede de jogos de azar explorada pelo contraventor Rogério de Andrade e o policial militar reformado Ronnie Lessa, acusado de matar a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes. A ação desta quarta tem o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência, da Corregedoria-Geral da Polícia Militar, da Corregedoria da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro, e da Divisão de Capturas da Policia Civil do Rio.
A Polícia militar informou por meio de nota que já apreendeu 6.300 máquinas de caça níquel e cerca de R$ 800 mil em operações a contravenções penais nos últimos três anos. 2.763 pessoas foram presas. Disse ainda que vai instaurar um procedimento interno para apurar os fatos e contribuir com as investigações do MP.
Fonte: Agência Brasil