TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Botafogo reencontra o Juventude vinte anos após final perdida no Maracanã

Em 1999, Alvinegro viu os gaúchos levantarem a taça da Copa do Brasil no Rio de Janeiro. Desta vez, duelo vale pela terceira fase

Por Patrick Monteiro em 04/04/2019 às 10:12:23

Foto: Vítor Silva / SS Press / Botafogo

Onze dias após ser eliminado do Campeonato Carioca, o Botafogo volta a campo nesta quinta-feira (4), às 21h30 (de Brasília), no estádio Nilton Santos, pelo primeiro jogo da terceira fase da Copa do Brasil. O adversário será o Juventude, que há 20 anos tirou este mesmo troféu das mãos do Glorioso. Desde então, os derrotados daquela final nunca mais tiveram outra chance tão real de conquistar o título nacional.

Em 1999, o Alviverde de Caxias do Sul venceu, em casa, por 2 a 1. Na volta, no Maracanã, bastava um gol da equipe carioca para mudar o rumo do caneco, porém ele não aconteceu. Com o 0 a 0, diante dos mais de 100 mil torcedores dos anfitriões, a “zebra” fez a festa no Rio de Janeiro.

Agora a situação é bem diferente. Ambos estão longe da boa fase. O Botafogo ficou de fora das semifinais dos dois turnos do Estadual. Já o Juventude, eliminado nas quartas do Gauchão 2019 com direito a 6 a 0 para o Grêmio, terminou 2018 rebaixado de volta para a Série C do Brasileirão.

Do lado preto e branco, Zé Ricardo terá o retorno de Gatito Fernández, após o goleiro atuar em amistosos pela Seleção Paraguaia. O treinador aposta na reabilitação de seus comandados.

“Ficamos chateados com a eliminação no Estadual. Sabemos que ficamos devendo. Apesar das questões negativas, nos últimos 11 jogos o Botafogo venceu sete, empatou três e perdeu apenas um. Não é desculpa. A maioria dos times enfrenta problemas. Esse período serviu para melhorar aspectos, mas não teve tudo de ruim. Entendemos que tivemos um bom rendimento em alguns jogos e, agora, temos que dar continuidade a isso. É o que queremos e o que a torcida espera”, disse Zé.

Os visitantes também só pensam na reviravolta. Assim como o colega da área técnica do gramado, Marquinhos Santos confia que o time do Rio Grande do Sul irá apagar a imagem negativa deixada no revés para o Tricolor, mostrando a verdadeira identidade dos campeões da Copa do Brasil de 1999.

“O Juventude desta temporada não é aquele que foi goleado pelo Grêmio no Gaúcho, e o torcedor sabe disso. Precisamos de tranquilidade para que o nosso jogo possa fluir. O Botafogo é um adversário muito complicado, e com certeza carrega o favoritismo. Mas a nossa equipe pode fazer dois grandes jogos e surpreender com a classificação. Esta é nossa meta”, garantiu Marquinhos. 

John Lennon, lateral-direito que teve rápida passagem pelo Glorioso, deve ser novidade na vaga de Vidal. Os demais titulares do Verdão são os que disputaram o Campeonato Gaúcho.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO X JUVENTUDE 

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

Data: quinta-feira, 4 de abril de 2019

Horário: 21h30 (de Brasília)

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)

Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP) 

BOTAFOGO: Gatito Fernández, Marcinho, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Jonathan; Alex Santana, Cícero, Leonardo Valencia e Luiz Fernando; Erik e Diego Souza - Técnico: Zé Ricardo

JUVENTUDE: Marcelo Carné, John Lennon, Sidimar, Victor Salinas e Eltinho; Moisés Gaúcho, Rafael Jataí e Bruno Camilo; Dalberto, Paulo Sérgio e Braian Rodríguez - Técnico: Marquinhos Santos

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.