O Estatuto da Pessoa Idosa pode agora ser consultado por deficientes visuais. A versão da publicação em braile e em áudio foi lançada nesta quarta-feira (17) pela Comissão da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e vai ser distribuída para instituições que atendem pessoas da terceira idade.
O Estatuto é uma lei destinada a regular os direitos assegurados àqueles com 60 anos ou mais.
A transcrição para o sistema braile das 86 páginas do Estatuto é inédita no país e foi feita pelo especialista em acessibilidade Edson Antônio Ambrósio, da Rede Ibero-Americana de Associações de Idosos.
Ambrósio enfatizou que este novo formato do Estatuto permite a inclusão de todas as pessoas.
Ouça no Podcast do Eu, Rio! a reportagem de Cristiane Ribeiro, da Rádio Nacional, sobre a publicação em braile e em áudio do Estatuto da Pessoa Idosa.
O deputado Munir Neto, do PSD, que coordena a Comissão da Criança, do Adolescente e do Idoso, da Alerj, também destacou que esta é uma importante ferramenta para garantir a inclusão de pessoas idosas com deficiência visual e mais conhecimento sobre seus direitos.
Segundo ele, hoje, mais de 3,2 milhões de pessoas no Brasil têm algum tipo de deficiência visual e muitas enfrentam dificuldades no acesso a conteúdos sobre legislações, que garantem seus direitos, principalmente aquelas com mais de 60 anos.
Fonte: RadioAgência Nacional