TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Ex-Portuguesa da Ilha atua na primeira divisão do Leste Europeu

Volante Léo Antônio tem um gol e duas assistências em 22 jogos

Por Rosária Farage em 17/04/2024 às 16:41:11

Foto; Marcos Fariag

Léo Antônio, natural de Mesquita-RJ, trocou os gramados da Baixada Fluminense pelo continente europeu. A oportunidade surgiu após uma breve passagem do volante pelo Gonçalense. Mas o primeiro contrato do atleta no futebol foi com a Portuguesa da Ilha, aos 18 anos.

Em 2019, Léo Antônio iniciou sua carreira internacional jogando no Dziugas Telsiai, da Lituânia, onde atuou por quatro temporadas. Agora é titular na primeira divisão da Macedônia, atuando no Brera Strumica. Ele já disputou 22 jogos e ajudou a equipe marcando um gol e dando duas assistências. Hoje com 26 anos de idade e completamente adaptado.

“Mudar para o leste europeu foi uma oportunidade que surgiu. Eu estava sem clube e com muitas dúvidas no Brasil. Optei por arriscar e viver algo totalmente novo e foi muito bom. A vida deste lado do planeta é totalmente diferente. Aprendi e aprendo até hoje com tudo que esse lado da Europa tem a oferecer”, conta o atleta.

Em relação à carreira, o volante afirma que tem boas ligas e bons times que disputam e jogam competições europeias anualmente.

“As ligas possuem coisas para melhorar e obviamente eles trabalham para isso. Porém, sinto que a margem de evolução é muito boa e tem sempre clubes maiores de olho neste mercado”, completa o jogador.

Ele também relembra algumas das suas dificuldades no início da carreira no futebol carioca.

“No profissional da Portuguesa não tive oportunidades de jogar e depois fui emprestado para o Gonçalense e também não tive muitas oportunidades. Embora o treinador sempre me elogiasse nos treinos. Mas foi muito importante pra mim o início na Lusa, pois nunca tinha tido esse dia a dia do futebol antes de chegar lá. Cresci e aprendi muito com pessoas e profissionais muito competentes da Portuguesa, que me ajudaram a ser quem eu sou hoje, direta e indiretamente.”

Pela equipe báltica, Léo Antônio foi campeão da segunda divisão local logo na sua primeira temporada. Por conta da pandemia, o sonho de disputar a principal competição do país veio somente em 2021. Ao longo de duas temporadas na A-Lyga (primeira divisão nacional), o volante disputou 61 jogos, marcando 4 gols e dando 7 assistências. Quase sempre como titular do time.

No início, o principal adversário foi a adaptação ao novo continente.

“O frio e o idioma que no início foram os mais cruciais para uma adaptação mais demorada. Por mais que eu tivesse companheiros que me ajudaram bastante logo quando cheguei, tive muita dificuldade com isso e foi sem dúvidas o mais difícil. E obviamente a saudade da família que é sempre difícil de estar longe", comentou.

Com sucesso e nome estabelecido no futebol do leste europeu, o volante chamou atenção de diversos clubes. Depois de uma passagem rápida pela Ucrânia, no FC Lviv, se transferiu para atual equipe, o Brera Strumica, da primeira divisão da Macedônia.

Mesmo sendo novo no time, Leo Antônio já é titular e vem ajudando a equipe na luta para ficar na parte de cima da tabela. Ao falar da sua adaptação ao futebol macedônio, o jogador destaca pontos importantes, como o tipo de gramado.

“O futebol aqui é muito parecido com a Lituânia, porém aqui, graças a Deus, não tem gramado sintético. Então é muito melhor para os nossos joelhos e diminui a chance de lesões”, afirma o jogador.

Léo Antônio aborda ainda a importância do calendário local e o comparou com o do futebol brasileiro.

“Na época em que cheguei na Europa, a principal diferença era o calendário. Aqui jogamos por 10 meses enquanto muitos dos times do Rio de Janeiro não tem competição após o estadual. Aqui você sabe quando começa e quando termina. É um calendário cheio. Tem jogo, tem copa, tem a facilidade de classificar para competições europeias e estar sempre jogando contra os melhores times”, finaliza o atleta.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.