Com o slogan ‘Viva a Vida. Vacine-se!’, o Crematório e Cemitério da Penitência, que fica no bairro do Caju, na Zona Portuária do Rio, abraça a campanha da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) pela 22ª Semana de Vacinação nas Américas (SVA) e a 13ª Semana Mundial de Imunização (SMI), que teve início no dia 20 e vai até este sábado (27). O campo santo está exibindo em um painel luminoso de 252m2, que fica no topo do seu cemitério vertical e com vista para a Avenida Brasil e Elevado do Gasômetro, a mensagem em arte dinâmica buscando impactar as 400 mil pessoas que passam pelo local diariamente. Além dessa ação, até a próxima terça (30), a marca está usando as suas redes sociais para incentivar a vacinação no país.
“Queremos lançar um clamor a favor da vida e, ao mesmo tempo, chamar a atenção para a importância da adesão às vacinas, independente da faixa de idade. O mais importante é preservar a saúde e viver com qualidade e bem estar. A nossa iniciativa é de conscientização da população, especialmente porque podemos evitar a propagação de várias doenças através dos imunizantes”, frisa a CEO do Cemitério da Penitência, Karla Monielly Belchior.
Essa não é a primeira vez que o Cemitério da Penitência se posiciona em favor da vacina. Em abril de 2021, a empresa estendeu uma faixa de 12 metros, também no topo do seu cemitério vertical, com os dizeres: "Escolha a Vida. Vacine-se!". Na época, o manifesto foi pela vacina contra a covid-19, em meio a uma onda de fake news envolvendo o imunizante.
A ação em prol da vacinação também está sendo disseminada para os clientes da empresa, que estão recebendo uma mensagem por e-mail com informações sobre o calendário vacinal em todas as fases da vida. A informação também está disponível no site do cemitério (https://cemiteriodapenitencia.com.br/blog/). O internauta que quiser participar da campanha dando a sua opinião sobre a iniciativa e relatos a favor da causa, deve acessar o Facebook ou Instagram do campo santo (https://linktr.ee/cemiteriodapenitencia).
Em favor da vacina e da vida!
A campanha ‘Viva a vida. Vacine-se!’ tem três tipos de mensagem. Cada uma voltada para um público específico: crianças, adolescentes e idosos. E falam das principais vacinas em cada uma dessas faixas-etárias: tríplice viral, HPV e gripe e pneumocócica.
Após o Ministério da Saúde (MS) lançar o Movimento Nacional de Vacinação, no início do ano passado, os dados oficiais apontam para uma alta na adesão aos imunizantes do calendário nacional. Entre 2023 e 2024, o governo federal contabilizou um aumento nas coberturas vacinais de 13 das 16 principais vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI), com uma diferença mais expressiva nos imunizantes contra a poliomielite, hepatite A, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e pneumocócica. O MS investiu mais de R$ 6,5 bilhões no ano passado na compra de vacinas e no decorrer deste ano, outros R$ 10,9 bilhões devem ser destinados para esse fim.