Neste domingo (12), a partir das 10h, uma missa comemorativa, celebrada pelo Padre Pedro Paulo, vai abrir a programação especial pelo Dia das Mães no Crematório e Cemitério da Penitência, no bairro do Caju, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. Logo em seguida, às 11 horas, os visitantes poderão participar de uma revoada de balões brancos, comandada pela equipe de cerimonialistas do campo santo. “A ação é para simbolizar os laços eternos que unem mães e filhos. Nesse momento, os participantes podem escrever mensagens e elevar seus pensamentos e orações para as mães. É uma forte corrente de amor ao etéreo”, diz a CEO do Cemitério da Penitência, Karla Monielly Belchior.
Para marcar ainda mais esse elo afetivo, serão distribuídos pequenos vasos de plantas com frases de amor inesquecíveis comumente ditas pelas mães aos seus filhos, como: “Quando chegar em casa a gente conversa", “Tá levando guarda-chuva? Vai chover!”.
Instalado na entrada do cemitério vertical, o ‘Painel da Saudade’ vai receber mensagens que serão fixadas pelos visitantes. Decorado com a frase "Mãe é Amor", o espaço vai reunir as homenagens às mães que já partiram, em forma de palavras de amor, carinho e gratidão, criando uma conexão emocional e lembranças afetivas.
Durante todo o dia, as famílias serão acolhidas ao som de violino. O músico Hugo Antunes selecionou um repertório especial para o evento.
Palestra para mães enlutadas
Como parte das atividades comemorativas, na quarta-feira (8), às 10 horas, será promovida a palestra ‘Apoio Materno no Luto’, conduzida pela assistente social Márcia Torres e pelo psicólogo Paulo Victor. O encontro integra o programa gratuito de elaboração do luto A Vida Não Para, oferecido quinzenalmente pelo Cemitério da Penitência. Com objetivo oferecer apoio e orientação para quem está enfrentando o processo de luto, as reuniões são gratuitas e abertas a toda população.
“As mães têm nos seus lutos muitas peculiaridades. Porém, todas dizem que a dor de perder um filho é a pior do mundo. As dores, além de emocionais, vão para o corpo físico e afetam suas rotinas diárias ou até mesmo prejudicam a cognição. Muitas mães desenvolvem algum tipo de transtorno pós-traumático que as levam para uso de medicação e terapia por muitos e muitos anos”, destaca a assistente social.
Durante o encontro, Márcia vai estimular a troca de experiência e a vivência entre as participantes. “Dessa forma as pessoas enlutadas conseguem ver que não são apenas elas que estão passando por aquela dor e encontram forças na solidariedade, na ajuda mútua”, diz a especialista. A palestra será realizada no cemitério vertical do complexo cemiterial.
Dia das Mães com solidariedade
Um dia de homenagens que também será de solidariedade. A tradicional comemoração do Dia das Mães do Crematório e Cemitério da Penitência conta esse ano com a campanha Solidariedade RS, para receber donativos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O apelo está sendo divulgado pelas redes sociais e no LED gigante instalado no campo santo, visto da Avenida Brasil, Linha Vermelha e do Gasômetro.
Garrafas de água, itens de higiene e limpeza, colchões e alimentos não perecíveis podem ser entregues na recepção do cemitério vertical do complexo cemiterial. Os materiais recebidos no Dia das Mães e até o dia 19 de maio serão encaminhados à Base da Aeronáutica, que enviará toda a doação para o Sul.
“Alguns dos nossos colaboradores vieram de Porto Alegre e têm os seus parentes lá. Estamos muito consternados com essa tragédia e empenhados em fazer parte dessa corrente do bem em prol da população que está precisando do apoio de toda a nação”, diz Karla Monielly Belchior, CEO do Cemitério da Penitência.
Serviço:
Programação especial - Dia das Mães
Dia 12 de maio – visitação das 7h às 17h
Missa presencial com o Padre Pedro Paulo – 10h
Atividades: revoada de balões brancos (11h), intervenções de violinos, Painel da Saudade e distribuição de recordação durante todo o dia.
Campanha Solidariedade RS - arrecadação de donativos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Rua Monsenhor Manuel Gomes, 307, no bairro do Caju. Mais informações pelo telefone (21) 2580-6489.