Em um jogo bastante truncado, o Botafogo venceu o Universitário, do Peru, nesta quinta-feira (16), pelo placar de 1 a 0 e garantiu a classificação antecipada às oitavas de final da Copa Libertadores. O gol Alvinegro foi marcado por Jeffinho, no fim da segunda etapa.
A partida
O primeiro tempo foi bastante brigado e truncado no Monumental de Lima. Sobrou vontade, mas faltou técnica paras as duas equipes. O Universitário teve mais a posse de bola e finalizou mais, mas não acertou nenhuma bola na direção do gol e, consequentemente, levou pouco perigo ao Fogão. O Botafogo, por sua vez, foi superior nos poucos momentos em que conseguiu encaixar a saída de bola com a aproximação dos seus meias. Há de se destacar também um pênalti escandaloso ignorado pela equipe de arbitragem em lance que Luiz Henrique finalizou e bola bateu e repousou na mão de Corzo.
A segunda etapa foi bem parecida com a primeira. O Universitario seguiu tomando atitude e conseguiu chegar e acertar o gol de John, mas nada que levasse muito perigo. Os peruanos abusaram de cruzamentos de um lado para o outro e forçaram uma pressão. Do lado do Botafogo, destaque para Lucas Halter e, principalmente, para Bastos, que foi o melhor em campo. O Fogão ainda teve uma grande chance com Luiz Henrique, que saiu cara a cara com o goleiro e chutou por cima do gol. No lance seguinte, Artur Jorge lançou Jeffinho na equipe com a esperança de quebrar linhas. Pouco depois, o camisa 47 aproveitou belo passe de Savarino para deslocar o goleiro e fazer o gol da classificação alvinegra.
Agora, na sequência da temporada, o Fogão volta a campo pela Copa do Brasil, diante do Vitória, na próxima quarta, às 19h, no Barradão. Pela Libertadores, o Glorioso encerra a sua participação na fase de grupos no dia 28 de maio, contra o Júnior, em Barranquilla.
FICHA TÉCNICA
UNIVERSITARIO 0 X 1 BOTAFOGO
Gol: Jeffinho (BOT)
Local: Estádio Monumental de Lima
Botafogo: John, Damian Suarez, Lucas Halter, Bastos, Hugo; Marlon Freitas, Danilo Barbosa (Gregore), Tchê Tchê (Patrick de Paula); Savarino (Yarlen), Luiz Henrique (Jeffinho) e Jr. Santos.Técnico: Artur Jorge
Universitário: Britos, Corzo, Riveros, Di Benedetto; Polo, Portocarrero, Murrugarra (Concha), Perez Guedes (Calcaterra), Ureña (Dorregaray); Flores (Gonzales) e Valera (Rivera).Técnico: Fabian Bustos
Cartão amarelo: Ureña e Di Benedetto (UNI) / Bastos e Danilo Barbosa (BOT)