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Ônibus perde uma das portas e segue viagem na Zona Oeste do Rio

Moradores de Santa Cruz reclamam das péssimas condições do transporte público

Por Cláudia Freitas em 23/05/2024 às 07:58:49

Foto: Reprodução

Os moradores do Conjunto São Fernando, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, têm reclamado das condições dos ônibus que circulam pelo bairro. Segundo eles, os coletivos da linha 840, que faz o trajeto São Fernando x Campo Grande, estão completamente sucateados: sem ar condicionado; quando chove cai água dentro do veículo; as portas apresentam defeitos; muitos bancos estão sem o assento; os vidros fazem barulho; e os veículos circulam sempre com atraso, demorando - muitas vezes - mais de uma hora para passar nos pontos.

Em um vídeo enviado por morador, é possível ver a porta de um desses coletivos soltando e caindo na rua. O motorista do ônibus interrompe a viagem para buscar a porta e um passageiro ajuda a colocar a peça no interior do veículo, enquanto outras pessoas assistem a cena estarrecidas.

Uma das passageiras do ônibus relata as dificuldades que vem enfrentando em função da precariedade no transporte público nessa localidade do Rio.

Em nota, a Rio Ônibus afirmou que, desde o acordo judicial firmado com o Ministério Público e a prefeitura, o setor já adquiriu 1.550 novos ônibus, todos com ar-condicionado. “Os consórcios trabalham em força-tarefa e mantém diálogo constante com a secretaria a fim de viabilizar mais melhorias, inclusive a climatização total dos veículos, no menor prazo possível”, diz o comunicado. A Secretaria Municipal de Transportes informou que vai realizar ações de fiscalização para verificar as denúncias dos moradores. Acrescentou ainda que, em caso de irregularidades, o consórcio responsável será autuado e os veículos, dependendo do estado, podem ser lacrados. Segundo a pasta, nos últimos 12 meses foram aplicadas cerca de 870 multas aos consórcios por mau estado de conservação dos ônibus. E ressaltou que qualquer pessoa pode denunciar a má prestação do serviço para a prefeitura por meio da Central de Atendimento 1746. A Viação Palmares, responsável pela linha 840, não respondeu ao pedido de nota da reportagem.

Assista na matéria da Web TV Eu, Rio!:


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