Menos poluição no ar. O presidente Michel Temer reduz o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de veículos elétricos e híbridos dos 25% atuais para faixa entre 7% e 20%. A Medida Provisória 843 publicada na última quinta-feira institui o Programa Rota 2030, Mobilidade e Logística, nova política industrial para o setor automobilístico. Apesar da redução, representantes do setor faz críticas à MP.
O presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Ricardo Guggisberg, declara ao Portal Eu, Rio! Que a redução do IPI ficou aquém do esperado pelo setor.
“O governo definiu as regras do jogo e deu um sinal importante para o mercado, mas a redução do IPI ficou aquém do esperado pelo setor de veículos elétricos. Nossa primeira avaliação é que os veículos híbridos, por exemplo, praticamente não terão benefícios em relação à realidade atual”, revelou.
Veículo elétrico com menos IPI
Guggisberg esclarece que a ABVE defende que todos os elétricos e híbridos paguem no máximo 7% de IPI, ou seja, a mesma alíquota dos carros flex 1.0, cuja eficiência energética é muito menor.
“Para alavancar o setor, ainda há muito por fazer. Temos de investir em redes públicas de recargas de veículos elétricos nas grandes cidades e rodovias. Os governadores têm de fazer a sua parte, reduzindo os impostos estaduais que incidem sobre os VEs, como o IPVA, ou liberando os pedágios nas estradas. Os prefeitos podem intensificar as ações de estímulo à eletromobilidade, como isenção de rodízio, estacionamento liberado para VEs e criação de zonas livres de combustíveis fósseis nas regiões centrais. Podem também adotar leis ambientais mais rígidas para apoiar a troca dos ônibus a diesel por veículos elétricos no transporte público. O Governo Federal ainda deve ao país uma Política Nacional de Eletromobilidade, que integre todas essas ações", disse.
Segundo o presidente da ABVE, as vendas de veículos elétricos crescem no Brasil, o que justifica atenção maior do governo.
“Ainda assim, acredito que o mercado reagirá positivamente às medidas anunciadas pelo governo. Nos últimos três anos, as vendas de VEs no Brasil praticamente quintuplicaram. Passaram de 1.090 unidades em 2016 e deverão superar as 5 mil unidades em 2018. Esses números indicam que o consumidor quer apostar no veículo elétrico”, concluiu.