Diante da estiagem e incêndios na Amazônia e Pantanal, o governo federal criou nesta sexta-feira (14) uma sala de situação para acompanhamento dos biomas. O foco do projeto é na prevenção de desastres, mas também atuará no combate de problemas ambientais que já estão ocorrendo.
Participam do projeto o Ministério do Meio Ambiente, Casa Civil, Ministério da Integração Regional, Ministério da Defesa e Justiça, com ações desenvolvidas por 19 ministérios.
Ouça no Podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre a criação de uma sala de situação para monitoramento permanente de riscos ambientais e providências de prevenção e combate a secas e enchentes.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, explicou a medida.
“Nós estamos vivendo uma situação de agravamento dos problemas de natureza climáticos, em função de uma combinação de uma combinação El Niño e La Ninã, o problema da mudança climática e o fato de o Pantanal estar em situação crítica de natureza hídrica”.
Ainda de acordo com a ministra, a primeira reunião na sala será na próxima semana.
“Já vamos ter uma primeira reunião da sala de situação da coordenação-executiva às 14h da segunda-feira, aonde estaremos tratando sobre questões de natureza legal, inclusive possivelmente processos de simplificação de contratação, de equipes de brigadistas, contratação de equipamentos, de aeronaves, e assim por diante, bem como a possibilidade de recursos extraordinários”.
O anúncio foi feito após reunião de ministros com o vice-presidente em exercício Geraldo Alckmin, em razão da viagem do presidente Lula.
Fonte: RadioAgência Nacional