O laboratório de genética Igenomix Brasil, do Grupo Vitrolife, reuniu especialistas para um evento online, gratuito, em alusão ao Mês Mundial de Conscientização da Infertilidade. Com transmissão ao vivo pelo YouTube e inscrições prévias em https://igenomix.tfaforms.net/511, o evento acontecerá neste sábado (22), das 9h às 12h, com a presença de especialista em Reprodução Humana com olhar a partir da genética, biomedicina, ginecologia, obstetrícia, nutrição e psicologia.
A infertilidade é caracterizada pela dificuldade de engravidar de forma natural após 12 meses de tentativas sem sucesso. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada seis pessoas em idade reprodutiva em todo o mundo sofre de infertilidade durante a vida, o que corresponde, portanto, a 15% da população. No sistema reprodutor dos homens, a dificuldade em conceber geralmente resulta de problemas relacionados à ejaculação do esperma, à escassez ou ausência de espermatozoides ou à presença de espermatozoides com forma ou movimento atípicos. Já no sistema reprodutor das mulheres, a incapacidade de conceber pode ser ocasionada por diversas irregularidades nos ovários, útero, trompas uterinas e sistema hormonal, entre outros fatores.
A infertilidade pode se manifestar como primária, quando nunca houve uma gestação bem-sucedida, ou secundária, quando pelo menos uma gravidez anterior foi alcançada. De acordo com a OMS, o acesso igual e equitativo aos cuidados de fertilidade continua a ser um desafio na maioria das nações; particularmente em países de rendimento baixo e médio. Os cuidados de fertilidade raramente são priorizados nos pacotes nacionais de benefícios de cobertura universal de saúde.
YouTube Live – Conscientização sobre fertilidade
Este evento terá a participação de cinco especialistas proeminentes, cada uma trazendo sua experiência única para abordar assuntos relacionados à fertilidade. No primeiro tópico, sobre tendências atuais e futuras na área da fertilidade, será fornecida visão geral dos avanços científicos e tecnológicos que moldam o campo da medicina reprodutiva. De acordo com Márcia Riboldi, VP do Grupo Vitrolife na América Latina, “à medida que nos aprofundamos em um mundo onde as opções de tratamento e as informações são mais acessíveis, é muito importante explorar as últimas estratégias e tendências que moldam o campo da fertilidade hoje e que estão preparando o cenário para o amanhã”, afirma.
Os avanços tecnológicos, como a fertilização in vitro (FIV), estão se tornando mais sofisticados e acessíveis. Novas técnicas, como a prevenção de doenças hereditárias e o entendimento do microbioma do endométrio (tecido que reveste o interior do útero), estão oferecendo novas perspectivas para tratar condições genéticas que podem afetar a fertilidade ou o sucesso da gravidez com o nascimento de um bebê saudável e, a conscientização sobre questões de fertilidade está aumentando, graças, em parte, às campanhas de saúde pública e ao acesso à informação por meio da internet. “Isso está incentivando as pessoas a procurarem avaliações de fertilidade mais cedo e a considerar suas opções de preservação da fertilidade”, acrescenta.
Jornada da Fertilização in Vitro:
Os participantes terão a oportunidade de entender os detalhes e desafios envolvidos no processo de fertilização in vitro, incluindo toda a jornada da paciente diante deste tratamento, desde a descoberta/diagnóstico de infertilidade até a procura por uma clínica de reprodução, passando por abordagens como a chegada na clínica de reprodução, o tratamento - que muitas vezes acaba sendo desgastante para a paciente e o casal – assim como as questões emocionais, físicas e efeitos colaterais. De acordo com Melissa Cavagnoli, médica ginecologista e obstetra da Clínica Hope e especialista em Reprodução Humana, “a jornada da fertilização in vitro não é fácil e os pacientes precisam se sentir acolhidos, não só pelo médico, mas por toda a equipe. E essa técnica transformou a possibilidade de concepção para muitas famílias ao redor do mundo”, ressalta.
Jornada Genética e Aconselhamento Genético:
Este tópico abordará como o conhecimento de fatores genéticos pode beneficiar os casais que apresentam infertilidade e/ou que desejam fazer um planejamento familiar. Será falado sobre testes pré-concepcionais como cariótipo, painel de portador, painel para a infertilidade, além de exames genéticos para análise de embriões, assim como sobre casos de perdas gestacionais. Taccyanna Ali, geneticista e gerente de assessoria científica da Igenomix na América Latina, explica que “nessa jornada, tanto antes, quanto após os testes, existe o aconselhamento genético para os pacientes entenderem as implicações dos resultados e tomarem decisões informadas”.
O Impacto Emocional nos Tratamentos Reprodutivos:
Reconhecendo a importância do bem-estar emocional durante a jornada da fertilidade, a psicóloga Especialista em Reprodução Humana, Flávia Giacon, discutirá o impacto na vida do paciente quando descobre a impossibilidade da gravidez espontânea e a necessidade de um encaminhamento para tratamento de Reprodução Humana Assistida Segundo ela, a fase diagnóstica é impactante e a atenção se volta para o tratamento indicado. As diferentes fases do tratamento e o pós-tratamento envolvem desgastes do ponto de vista da saúde física, emocional e financeira destes pacientes. “O acompanhamento psicológico vem como possibilidade para contribuir com o bem-estar geral do paciente; ajudá-lo a diminuir a autocobrança, a autocrítica, ressignificando algumas questões, o que irá aumentar sua autoestima e autoconfiança, contribuindo também para uma maior adesão ao tratamento”, relata.
Nutrição e Fertilidade:
Este tópico destacará a influência da nutrição na saúde reprodutiva, fornecendo insights sobre como escolhas alimentares e estilo de vida podem afetar a fertilidade e as chances de concepção. “A proposta será abordar o impacto da alimentação na qualidade dos óvulos e dos espermatozoides. A nutrição pode ser uma ferramenta poderosa na preconcepção e explicarei como a alimentação auxilia na melhora da fragmentação do DNA espermático, quais são os nutrientes essenciais que devem estar presentes na alimentação do casal tentante e quais são os principais mitos relacionados à alimentação e fertilidade”, finaliza Inari Ciccone, nutricionista especialista em Reprodução Humana.
SERVIÇO