TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Drenagem linfática e massagem modeladora melhoram a saúde vascular

Dependendo do tipo de massagem, elas podem ajudar a remodelar o corpo

Por Portal Eu, Rio! em 18/06/2024 às 10:00:00

Foto: Divulgação

Para potencializar os resultados da combinação dieta equilibrada + rotina constante nos treinos, as massagens podem ser grandes aliadas não só no quesito estética, como também nos benefícios à saúde. Dependendo do tipo de massagem, elas podem ajudar a remodelar o corpo (reduzindo medidas, acúmulo de gordura) ou o inchaço causado por questões vasculares, por exemplo.

A angiologista Helen Pessoni ressalta que essas técnicas podem ajudar em questões relacionadas à circulação, sendo um complemento aos tratamentos realizados em clínicas focados em combater os vasinhos e varizes.

1 – Há diversos tipos de massagens para finalidades estéticas, mas que também podem ajudar na saúde, com o estímulo da circulação sanguínea, evitando inchaços indesejados. No caso da drenagem linfática e da massagem modeladora, qual seria a mais indicada para auxiliar nos resultados dos tratamentos de vasinhos e varizes realizados em consultório?

Helen Pessoni - Existe uma diferença entre massagem modeladora, estética, e a drenagem linfática, que é um tratamento terapêutico.

Por meio de movimentos específicos, em determinadas áreas (que podem ser pernas, braços, barriga...) é estimulado o sistema linfático, para funcionar melhor e drenar o que existe de excesso de líquido naquela determinada região. Isso será realizado, direcionando esse excesso de líquido para estações linfáticas, que irão ficar em determinadas regiões do corpo, como por exemplo, atrás dos joelhos, na região da virilha (inguinal), das axilas... Todas essas são estações linfáticas para onde são direcionados esses líquidos que estão em excesso no organismo.

A drenagem linfática é realizada: pós-cirurgia plástica, pós-tratamento de varizes, para pacientes com problemas específicos, como Linfedema (nasceu com o sistema linfático, da perna principalmente, lento, por isso precisa desse estímulo da drenagem, pois sozinho o organismo não consegue), com Lipedema (acúmulo de líquido). Então, a drenagem linfática é terapêutica.

Já a massagem modeladora tem uma outra função: é mais profunda, com movimentos mais vigorosos (fortes), com uma finalidade estética, "quebrando" a gordura, para melhorar o aspecto desta gordura acumulada. Na realidade, pensando em circulação e vasinho, a massagem modeladora pode até piorar a circulação e vasinhos. Por ser mais forte e profunda, faz hematomas, podendo surgir vasinhos, por meio da neovascularização. Portanto, existem pacientes com problemas vasculares e linfáticos que não devem realizar a massagem modeladora.

2– Entendemos que na área de saúde, boa parte das vezes é necessária a intervenção de uma clínica multidisciplinar, para resultados satisfatórios dos tratamentos. Qual seria o profissional mais indicado para realizar essas massagens complementares ao tratamento de vasos e varizes?

Helen Pessoni - Existe sim uma interação multidisciplinar para ajudar no tratamento do paciente. Então, como dito anteriormente, no pós-operatório as massagens são usadas, a drenagem linfática. Por exemplo, uma paciente minha tinha um problema hepático e não podia usar nenhum medicamento na recuperação do tratamento da safena. Com isso, fizemos a recuperação dela somente com a drenagem linfática. Essa técnica deve ser feita por um profissional capacitado, geralmente o fisioterapeuta que faz a drenagem linfática terapêutica. Ele é preparado, entende de anatomia, como o organismo funciona, para poder realizar esse tratamento e não será uma esteticista que irá fazer a drenagem linfática terapêutica.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.