O Fluminense decepcionou mais uma vez. Jogando mal, o Tricolor perdeu para o Vitória, por 1 a 0, na estreia do técnico Marcão, nesta quinta-feira(27), no Maracanã. Em partida válida pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, Janderson saiu do banco para marcar o único gol do confronto, aos 44 minutos do segundo tempo.
O resultado mantém o Fluminense na lanterna do campeonato, com apenas seis pontos. Mas tira o Vitória do Z4, já que a equipe baiana tem agora 12 pontos e passa ocupar o 15º lugar.
O Fluminense volta a campo no domingo para enfrentar o Grêmio em Caxias do Sul. O Vitória recebe o Athletico-PR no mesmo dia no Barradão.
Mistura de vaias e aplausos na arquibancada
Marcão armou o time com algumas mudanças. A zaga formada por Thiago Santos e Antônio Carlos, Gabriel Pires como novidade no meio campo e David Terans no ataque. Keno e Marcelo voltaram.
O início foi bem complicado, com a equipe querendo tomar outra postura, mas ainda com resquícios do dinizismo. Muitas bolas foram chutadas para longe, evitando um perigo maior em relação ao adversário. Mas durante um bom tempo o time parecia preso a área defensiva, com dificuldades de avançar.
Mais para o final do primeiro tempo, o Fluminense começou a acertar o passo e chegar ao ataque com perigo. O goleiro Arcanjo fez algumas boas defesas. A principal foi aos 43 minutos, em cruzamento de Ganso pela esquerda que Cano chutou de primeira e o goleiro espalmou para escanteio.
Muitos erros no meio-campo, de ambos os lados. O Vitória se fechou bem e tentou sair nos contra-ataques. Também deu um pouco de trabalho para Fábio, mas o goleiro tricolor não fez defesas difíceis. Na ida para o intervalo houve uma mistura de vaias e aplausos vindo das arquibancadas.
Janderson saiu do banco para decidir
No intervalo, teve troca no Flu: saiu Gabriel Pires e entrou Alexsander. O time ficou mais veloz e ofensivo. O Vitória começou a fazer o antijogo: goleiro, jogadores, caindo em campo de forma demorada.
Marcão colocou em campo John Kennedy, Renato Augusto, Diogo Barbosa e Douglas Costa. Fez todas as tentativas possíveis. Mas o time não reagiu. Tentou amassar no início do segundo tempo, mas depois foi ficando morno. E, principalmente, não conseguiu marcar.
Thiago Carpini também fez suas substituições, entre elas, uma que fez a diferença: Janderson, que entrou no lugar do Alerrandro e marcou o gol do Vitória.
Aos 44 minutos, Zé Hugo fez excelente jogada, vencendo quatro marcadores do Tricolor. Conduziu a bola e tocou para Janderson chutar cruzado de forma indefensável, abrindo e fechando o placar no Maracanã.
O tempo de acréscimo foi somente de tentativas desesperadas do Fluminense para chegar pelo menos ao empate. Mas era previsível que se não conseguiu enquanto pensava o jogo, não teria mais chances.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 0 X 1 VITÓRIA
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Gol: Janderson (44/2T)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP-Fifa)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE-Fifa) e Miguel Cataneo da Costa (SP)
VAR: Wagner Reway (ES-Fifa)
Cartão Amarelo: Gabriel Pires, Samuel Xavier, Alexsander (FLU); Caio Vinícius (VIT)
FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Antônio Carlos, Thiago Santos e Marcelo (Diogo Barbosa); Martinelli (Renato Augusto), Gabriel Pires (Alexsander) e Ganso (John Kennedy); Terans, Keno (Douglas Costa) e Cano. Técnico: Marcão
VITÓRIA: Lucas Arcanjo; Willean Lepo, Caio Vinícius, Wagner Leonardo e PK (Raúl Cáceres); Willian Oliveira, Luan Vinícius (Zé Hugo) e Léo Naldi; Matheusinho (Jean Mota), Alerrandro (Janderson) e Osvaldo (Eryc Castillo). Técnico: Thiago Carpini