Audiência Pública na OAB-Niterói debate células neonazistas no estado
No evento, CNDH cumpriu a Missão de Relatoria Especial sobre o crescimento dos atos neonazistas no Brasil
Fotos: Edison Corrêa/Ascom SMDHC
A Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Niterói (SMDHC), Elana Costa, participou hoje (25), na Ordem dos Advogados do Brasil de Niterói, de uma Audiência Pública promovida pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) sobre o aumento das células neonazistas no Estado do Rio de Janeiro. Na ocasião, no exercício de suas funções, o CNDH cumpriu a Missão de Relatoria Especial sobre o crescimento dos atos neonazistas no Brasil no estado do Rio de Janeiro, sob coordenação do conselheiro Carlos Nicodemos, Presidente da Comissão de Litigância Estratégica do Conselho.
“Pela natureza das ações e demandas que se entrelaçam à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, contribuir com a agenda faz parte do compromisso com a democracia. Temos um planejamento-base de trabalho, para os próximos meses, que envolve diversas ações para proteção e defesa em casos de violação de direitos e para a promoção da educação em direitos humanos. Colocamo-nos à disposição do CNDH para responder ao questionário sobre violações referentes à questão do neonazismo e para estreitar diálogo em outras demandas com objetivo central de avançarmos nas políticas públicas de diretos humanos na cidade", afirmou Elana.
Também participaram das discussões Andrea Kraemer, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da OAB Niterói; Pedro Gomes, presidente da OAB Niterói; José Agripino, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Assistência Judiciária da OABRJ, e Ronald dos Santos Quintanilha, assessor técnico da Secretaria Municipal de Educação.