Agentes do Detran Rio interditaram três ferros-velhos em São Gonçalo, na Região Metropolitana. Os estabelecimentos, situados na Avenida Franklin Roosevelt, não tinham licença para funcionar e não apresentaram notas fiscais do material comercializado. A ação aconteceu no âmbito da Operação Desmonte, que além do Detran, envolve as polícias Civil e Militar, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Secretaria de Estado de Fazenda. Os proprietários dos ferros-velhos interditados terão cinco dias para comprovar a procedência das peças. Caso contrário, em um mês todo o material será destruído.
Além dessas irregularidades, os agentes encontraram em um dos estabelecimentos um poço artesiano com resíduos de óleo de motor, o que caracteriza crime ambiental. O proprietário foi conduzido à delegacia e as peças de automóveis encontradas no local foram recolhidas. Elas serão entregues a uma empresa de reciclagem. A Operação Desmonte teve início em agosto do ano passado e, desde lá, já foram realizadas 18 inspeções em ferros-velhos, 44 estabelecimentos foram interditados por não possuir licença de funcionamento ou documentação, além de já terem sido apreendidas mais de 700 toneladas de sucatas e 150 motores roubados. Nessas operações, 10 pessoas foram presas em flagrante.
Os agentes do Detran sempre orientam os proprietários do comércio de peças usadas a se credenciar junto ao órgão. Esse cadastramento pode ser feito, de forma simples, através do site do Detran.
Assista reportagem da Web TV Eu, Rio! sobre o assunto: