O Fluminense não conseguiu a vitória que tanto precisava, mas lutou até o final e buscou o empate em Santa Catarina. O confronto com o Criciúma, válido pela 16ª rodada do Brasileirão, nesta quinta-feira (11), no Herberto Hülse, terminou em 1 a 1. Os gols só saíram no segundo tempo: Matheuzinho abriu o placar aos sete minutos e Kauã Elias empatou aos 43. Foi o primeiro dele no time profissional.
O resultado mantéve o Fluminense na lanterna da competição, agora com oito pontos. Foi o primeiro ponto fora de casa do Tricolor no Campeonato Brasileiro e o segundo empate sob o comando de Mano Menezes, que ainda não venceu, mas terá dez dias para trabalhar, antes de enfrentar o Cuiabá na Arena Pantanal. O confronto com o Athletico-PR, pela 17ª rodada, foi adiado.
Já o Criciúma, soma17 pontos e está em 14º lugar na tabela. A equipe catarinense enfrenta o Corinthians na próxima terça-feira (16), na Neo Química Arena.
Tempo frio, jogo morno
Com André e Diogo Barbosa de volta, após suspensão, o Fluminense ainda começou oscilando, errando passes. O Criciúma, jogando em casa, partia rápido para o ataque ao pegar a bola. Fabio, atento, garantia a defesa tricolor, apesar de alguns sustos.
A partir da segunda metade do primeiro tempo, o Fluminense se soltou mais e conseguiu boas chances na partida. Tanto que Gustavo fez uma grande defesa numa tentativa de voleio do Ganso.
Nesta etapa inicial, as equipes equilibraram a posse de bola num campo pesado por causa da chuva. A partida foi tecnicamente ruim e sem brilho e ninguém balançou as redes. O único cartão amarelo aplicado pelo Daronco foi para o volante André.
Moleques de Xerém buscam empate
O Fluminense voltou do intervalo dominando a partida. Mas aos 7 minutos, quem abriu o placar foi a equipe catarinense. Matheuzinho marcou no rebote, após uma primeira grande defesa do Fábio. Tudo porque Thiago Santos rebateu bola na área.
Mano Menezes mexeu aos 14 minutos do segundo tempo. Kauã Elias e Jan Lucumi substituíram John Kennedy e Keno, que foram pouco atuantes no jogo. Aos 25, Alexsander entrou no lugar de Martinelli para dar mais leveza ao meio campo.
Lentos e previsíveis, as finalizações do Tricolor paravam nas mãos do goleiro do Criciúma. E ainda sediam contra-ataques, que Fábio precisava salvar. Mas a aposta na base foi certeira. Esquerdinha substituiu Diogo Barbosa, que se machucou, e participou do gol de empate.
Aos 43 minutos, o moleque lateral-esquerdo cruzou certeiro para Kauã Elias, que apenas empurrou para o fundo das redes. O Fluminense se animou e podia ter virado. Mas numa arrancada promissora, o árbitro parou o lance para marcar falta e aplicar cartão para o Criciúma, ao invés de dar vantagem ao Tricolor. Logo depois apitou o final do jogo.
FICHA TÉCNICA
CRICIÚMA 1 X 1 FLUMINENSE
Gol: Matheuzinho (7/2T); Kauã Elias (43/2T)
Cartão Amarelo: Newton, Barreto (CRI); André (FLU)
Local: Estádio Heriberto Hulse, em Criciúma (SC)
Data: 11 de julho de 2024 (Quinta-feira)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
CRICIÚMA: Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Wilker Ángel e Miguel, Marcelo Hermes (Allano); Barreto, Newton, Matheusinho (Marquinhos Gabriel), Felipe Mateus (Trauco); Arthur Caíke (Eder) e Bolasie.
Técnico: Cláudio Tecanti
FLUMINENSE: Fábio, Samuel Xavier, Antônio Carlos, Thiago Santos e Diogo Barbosa (João Henrique); Marttinelli (Alexsander), André e Paulo Henrique Ganso; Marquinhos (Douglas Costa), John Kennedy (Kauã Elias) e Keno (Jan Lucumi). Técnico: Mano Menezes.