O cantor e compositor Mauro Diniz será a grande atração da Edição Especial de comemoração dos três anos da roda de samba mais charmosa da zona oeste da cidade, o Samba à Bangu, que vai acontecer neste sábado (20), a partir das 14h, no Quintal do Terreiro (Rua do Imperador , 1075, Realengo). Mauro irá presentear o público com um show de primeira. No repertório canções de sucessos, como “Te Gosto”, “Loucuras de uma Paixão”, “Papel de Pão”, “Nova Esperança”, “Sorriu Pra Mim”, “Dolores”, “Realidade”, “O Sol e a Brisa”, “Cheiro de Saudades”, entre outras mais.
Nascido e criado em um dos mais tradicionais bairros do samba carioca, Oswaldo Cruz, na Zona Norte do Rio de Janeiro, o cantor é herdeiro musical da mais nobre linhagem do samba, a “Velha Guarda da Portela”. Ele é filho de um dos renomados compositores da música popular brasileira, o saudoso portelense Monarco. Mauro é simplesmente o que podemos chamar de polivalente na música, pois suas múltiplas inserções no cenário musical nos dão a dimensão do seu grande e genuíno talento.
Aos cinco anos de idade, dedilhava um cavaquinho de tarraxa de madeira pertencente ao pai e todos ficavam admirados com o som que o menino tirava do velho instrumento. Já aos nove anos ganhou de sua mãe Thereza um violão, que por muito tempo o acompanhou nas rodas de amigos. Como compositor é indiscutível o seu desempenho. Ele compôs inúmeros sucessos gravados por artistas como Zeca Pagodinho, Roberto Ribeiro, Alcione, Beth Carvalho, Ivete Sangalo, Jorge Aragão, Arlindo Cruz, Jovelina Pérola Negra, Fundo de Quintal e muitos outros.
Samba à Bangu: 3 anos de sucesso
“Samba à Bangu” é uma iniciativa cultural oriunda de Bangu, Zona Oeste do Rio, que teve seu início nas ruas e praças do bairro, em julho de 2021. Este movimento começa através de um grupo de amigos de infância onde nenhum deles era músico renomado, porém todos tocavam o samba acústico, cadenciado, à moda antiga, típicos dos fundos de quintais do subúrbio. O evento se originou da escassez local em oferecer música e lazer à população, da carência em poder compartilhar do samba genuíno e democrático, de maneira espontânea e comprometida com valores sociais. Portanto, o Samba à Bangu define-se e legitima-se por meio do esforço autônomo de seus idealizadores em buscar e entregar alternativa cultural a um território que tanto necessita.
Desde a sua fundação o Samba à Bangu acumula em sua experiência públicos notáveis pelas praças e espaços em que se apresenta, consolidando-se como profícuo catalisador cultural. Hoje, além do quintal, onde faz seu movimento mensalmente, atraindo pessoas de todo Rio de Janeiro e turistas de todo Brasil, o Samba à Bangu se apresenta na Lapa, Praça Tiradentes, Madureira, e - mensalmente - em São Paulo, sendo, inclusive, reconhecido e exaltado por expoentes do samba locais.
O grupo já dividiu suas apresentações com artistas como Marquinho PQD, Iracema Monteiro, Tiãozinho da Mocidade, Sylvinha Dufryer, Paulo Henrique Mocidade, Jorge André, Juninho Thybau, Gabrielzinho do Irajá. O movimento tem como pressuposto a valorização da cultura suburbana e do samba, traduzido na execução de atividades sócio culturais por meio de uma compromissada jornada à memória do ritmo e ao extenso universo de memórias que compõem o espírito suburbano.
O projeto REMEMORA E REAVIVA O IMORTAL SAMBA, patrimônio cultural popular, recebe - além de artistas consagrados - muitos talentos da região. Quem atua nessa festa é a roda de samba, que conta em sua formação com músicos oriundos de seu próprio território, crias dos bairros de Bangu, Realengo, Padre Miguel, Santíssimo e Senador Camará, ofertando energia única e um repertório vasto, de Candeia à Ivone Lara, de Luís Carlos da Vila à Beth Carvalho, de Cartola à Jovelina, sempre com a humilde e consciente pretensão de ser salvaguarda de tão importante e rica expressão cultural brasileira. O grupo, inclusive, conquistou uma moção de mérito cultural da Câmara Municipal do Rio de Janeiro pelos serviços prestados à população da Zona Oeste.
Serviço:
Aniversário de 3 anos do Samba à Bangu - Show com Mauro Diniz
Data: 20 de julho 2024.
Horário: a partir das 14h
Local: Quintal do Terreiro, que fica na Rua do Imperador , 1075, em Realengo.
Ingressos: 1° Lote Individual, R$ 20
Mais informações: 21-96426-9329(Rose Maciel).
Classificação: 16 anos.