TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Manifestação em Vila Isabel pede programa Segurança Presente

Segundo moradores, bairro está abandonado e vive pior momento de insegurança

Por Rosária Farage em 27/04/2019 às 12:15:18

Foto: Divulgação

Um grupo de moradores de Vila Isabel protestou contra o abandono e a insegurança que persiste e só faz aumentar no charmoso bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, conhecido por ser o berço de nomes como Noel Rosa. Uma caminhada pacífica foi organizada e executada no fim da tarde de sexta-feira (26) pelo Boulevard 28 de Setembro, principal rua da localidade.

Segundo o morador Cláudio Miranda, a intenção de fazer a manifestação na hora do rush foi para chamar atenção da opinião pública para um problema que se tornou insustentável, mas não tem tido a devida atenção das autoridades.

"Vila Isabel está completamente abandonada. Assaltos e furtos se intensificaram com a migração de meliantes vindos da região tijucana, desde que lá se instalou o Tijuca Presente, melhorou para eles e piorou pra nós. Outros bairros vizinhos como o Meier já tem essa operação. Também queremos Vila Isabel Presente, mas parece que precisa da ajuda financeira do comércio local para realizar a operação", diz o morador.

Manifestantes acreditam em migração de bandidos de outros bairros onde foi implantada a Operação Segurança Presente.

A implantação da operação Tijuca Presente, segundo reportagem no jornal de bairros do Globo, vem aumentando a sensação de segurança em torno da Praça Saens Peña, coração do bairro tijucano, e melhorando o movimento nas lojas. Os policiais atuam desde janeiro deste ano, diariamente, de 8h às 20h.

"Aumentou muito o movimento. Foram três anos de batalha e resistência. Eu passava meu tempo conversando com os guardas municipais, indicando os bandos que estavam assaltando por aqui. Só tenho a agradecer", afirma um dos comerciantes na reportagem.

Em Vila Isabel, a iniciativa da passeata, e outros movimentos em busca de soluções para os problemas do bairro, surgiu da moradora Márcia Rossi, com o total apoio de outro morador, Paulo Mathias, que explica com detalhes os transtornos vividos por quem reside ou transita pela região e as justas reivindicações.

"Reivindicamos maior policiamento no bairro de Vila Isabel, objetivando a redução do números de assaltos, que já era alto e agora está se tornando insustentável com a chegada dos viciados que fugiram da região da Praça Saens Pena, após o Tijuca Presente. Eles roubam tampas de bueiros, portões de casas, hidrômetros, fiação telefônica e tubulação de gás externa dos prédios. Os assaltos por duplas de motos é alto. Os roubos de carros e motos também é grande. Hoje de manhã, três veículos foram roubados nas proximidades mesmo com viaturas da PM circulando", esclarece o organizador.

O desejo dos manifestantes é que seja instalado também no bairro de Noel as ações de ordenamento e patrulhamento que já existem em outros bairros da cidade, como Tijuca, Méier, Leblon, Ipanema, deixando a população mais tranquila e assistida.

"Queremos o Vila Isabel Presente. Prédios vazios na Teodoro da Silva, próximos à Rua Gonzaga Bastos, foram invadidos por viciados - e já possuem advogado para que não sejam obrigados a deixar os imóveis. Tivemos hoje ceca de 50 moradores na passeata. Faremos outras até recebermos uma resposta das autoridades. No próximo dia 07 de maio vamos reforçar as reivindicações na reunião do Conselho de Segurança da Região", conclui o morador Paulo Mathias.

Os organizadores, que arriscaram ter menos gente nesta passeata porque queriam causar maior impacto por ser o horário de maior movimento nas ruas e calçadas do bairro, pretendem fazer as próximas manifestações nos finais de semana, dando a oportunidade da maioria dos moradores que estão de folga do trabalho nesses dias participarem ativamente, elevando o número de manifestantes.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.